Citroën apresenta o Ami: quadriciclo eléctrico para a mobilidade urbana
Cada vez mais a mobilidade nos centros urbanos é um tema importante e o sector automóvel está atento. Como tal, a Citroën apresentou o Ami ao mercado nacional. 75 km de autonomia e cerca de 7.350€.
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Longe vão os tempos dos velhinhos e lentos “papa reformas”. Os quadriciclos que podiam andar nas estradas e conduzidos pelos mais novos e mais velhos, mas mais conhecidos pelos últimos. Aliavam a simplicidade e o tamanho reduzido com a praticidade de serem conduzidos com carta B1 e a partir dos 16 anos.
Não sendo o primeiro quadricíclo eléctrico do mercado, em Portugal é uma quase-novidade. Pelo menos dos grandes construtores é a primeira. Antes de falar mais do Ami, convém dar algumas informações.
A autonomia é de 75 km (e durante a apresentação nacional pude confirmar que é um valor bastante fiável) e carrega em 3 horas numa tomada doméstica normal. Também pode carregar num posto público, com um adaptador. A velocidade máxima está limitada a 45 km/h e pesa menos de 500 kg. Tem dois lugares, um ao lado do outro, sendo o do passageiro ligeiramente recuado para dar espaço para carga. Para um carro tão pequeno, com cerca de 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, a capacidade de carga é considerável.
Condução e Versões
Andar com um carrinho destes, como deves imaginar, é incrível. Primeiro, estás sentado praticamente no eixo traseiro e tens o carro todo a tua frente – sendo todo um eufemismo, porque tem o tamanho de metade de um carro tradicional. Mas isso só adiciona à diversão. Andar na estrada deve ser algo responsável, mas há qualquer coisa nos carros pequenos, especialmente num eléctrico com menos de 500 kg que me deixa a sentir como uma criança. Sempre com cuidado comigo e com os outros, claro, mas acelerar com isto num semáforo e estar dentro do carro a desejar que uma berlina de luxo saia da frente “para eu passar” é incrível. Acelera muito bem até aos 20 km/h e depois continua estável até à velocidade máxima. Não é muito alta por isso chega lá depressa. Resumindo, gostei muito da experiência e via-me a ter um carrito destes para as voltas dentro da cidade. Prático, divertido e cheio de espaço.
Estão disponíveis quatro versões. A base, passível de ser ligeiramente personalizada, duas mais “equipadas” e uma de trabalho. Esta última é muito interessante do ponto de vista profissional e prático. Um lugar e capacidade de carga de 140 kg e 260 litros de volume de carga. Isto, mais a autonomia, e está encontrada a solução quase perfeita para entregas urbanas de pequenos volumes. Serve tanto para o negócio local como para a empresa nacional ou internacional a operar em locais mais urbanos.
Já se pode encomendar, sendo que a Citroën pretende que os clientes façam a compra totalmente através dos meios digitais. Poderás conhecê-lo nos concessionários e nas lojas FNAC, mas a finalização da compra, digamos assim, será totalmente online. Os preços começam nos 7.350€ para a versão base “AMI AMI” e acresce 400€ para um pouco mais de personalização nas 4 versões “MY AMI” e para a versão de trabalho “MY AMI CARGO”.