Vários Mazda MX-5 apanhados em divertido passeio pelo centro do país
Não é o título mais elaborado, mas cumpre o propósito: é verdadeiro e informa. A Garagem foi, a convite da Mazda, acompanhar o passeio do Club MX-5 Portugal pela zona centro do país.
Já nos segues no Instagram?
O convite é simples: acompanhar o clube de aficionados do Mazda MX-5 num passeio à zona centro do Portugal, um dos vários que realizam todos os anos. Desta vez, o ponto de encontro seria em Pombal e terminaria na aldeia de Pias do Urso. Assim foi. O previsão do tempo ameaçava chuva, mas, talvez por se saber que tal passeio ia ter lugar, as nuvens deram descanso e fomos presenteados por um sol daqueles que a hora do almoço já nos fazia queixar. Especialmente a mim que já tenho a cabeça algo destapada e, apesar de haver muitos chapéus, eu nunca me lembro de andar com um.
O Carro
Depois, a adicionar ao convite, íamos acompanhar o passeio num incrível Mazda MX-5 RF Special Edition, de capota rígida. Motor 1.5 litros, atmosférico, 132 cavalos. Pintura branca em contraste com o tejadilho e espelhos laterais em preto, jantes 16 polegadas RAYS, forjadas, em cinza escuro, interior em tom bordeaux, em pele perfurada e sistema de som Bose com colunas no encosto da cabeça. Uma maravilha de carro com um preço de 40.224€. Eu prefiro, ainda assim, a versão de capota de lona, por 37.172€. Mas com qualquer uma das duas vais tão bem servido que não há muito mais a dizer.
Um carro que foi criado para tirar o máximo de prazer da condução. Seja de que forma for. Há quem prefira andar a fazer piões e drifts nas rotundas, outros preferem curvar o mais rápido e plantados possível no alcatrão, outros preferem, ainda, apenas passear. Abrir a capota e aproveitar tudo aquilo a que temos direito.
Podia estar a falar mais uma vez da incrível caixa de velocidades e direcção, da qualidade de materiais e construção, mas não é preciso. Se por esta altura não sabes o que é um Mazda MX-5, então andas a dormir… e com os olhos fechados, porque eles andam por aí e não são poucos. Que o digam os membros do Club MX-5 Portugal.
O Passeio
Só neste passeio foram 25 carros. Não tantos quanto já houve, mas com o país a regressar à normalidade, rapidamente voltarão aos números na ordem dos 50 e 70. O que é incrível para quem os vê em caravana e para os próprios participantes dos passeios, mas uma trabalheira incrível para quem organiza. Aproveito para dar os parabéns em nome da Garagem à organização do passeio. Foram incríveis.
Ora, voltando ao itinerário, a ideia seria fazer um passeio pedonal pela Rota Pombalina. Tendo em conta a morte de Jorge Sampaio – nosso ex-presidente e pessoa incrível em todos os aspectos – não houve essa possibilidade, pois não teríamos um guia municipal connosco dado o luto nacional. A organização decidiu, então, levar-nos ao Convento do Louriçal, ali perto. Melhor ideia de sempre! Ainda agora estou a comer os biscoitos que comprei às freiras e a maravilhosa e vencedora de prémios geleia de maçã, laranja e fisális. Ficámos a conhecer a igreja e o convento e ainda “furámos” um casamento. Ou, pelo menos, o parque de estacionamento de uma igreja. Aconselho a fazê-lo. A visitar o convento, leia-se. A furar um casamento nem tanto.
Dali, fomos almoçar, sempre em caravana pelas estradas nacionais e, depois de abastecidos, seguimos o passeio em direcção à aldeia de Pias do Urso. Ali, somos orientados por uma guia num percurso que nos levou a conhecer as famosas pias – formações geológicas em forma de pia onde se diz que os ursos iam beber água – e a aldeia, toda ela restaurada com as tradicionais paredes em pedra. Terminámos o passeio com um lanchinho (que incluía morcela, só para verem bem a coisa) e, depois disto tudo, só podemos dizer que quem não tem um Mazda MX-5 e não pertence ao Club não sabe o que perde e, aqui na Garagem, só temos a agradecer o convite e desejar que se repita mais vezes.