Toyota apresenta GR86: “Um analógico para a era digital”
Usámos as palavras da própria Toyota no título deste artigo, pois não há melhor descrição para a receita na qual se baseia o novo GR86, o sucessor do excelente GT86. O novo GR86 é o terceiro membro da família de desportivos GR, da qual já fazem parte os modelos Yaris e Supra, desenvolvidos pela Toyota Gazoo Racing.
A referida receita mantém-se inalterada e centra-se, essencialmente, num motor boxer e na sempre entusiasmante tracção traseira. E começando pelo propulsor, o bloco de quatro cilindros opostos é agora maior, com 2,4 litros de cilindrada, superando o anterior “dois litros”. Isto traduz-se em mais potência e binário, sendo que a primeira passou de 200 para 234 cavalos, disponíveis às 7000 rpm.
A velocidade máxima é agora 226 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 6,3 segundos, sendo que a versão com caixa automática se fica pelos 216 km/h e pelos 6,9 segundos. O binário, como referido, também foi melhorado, passando de 205 para 250 Nm, estando igualmente disponível bem mais cedo na subida do conta-rotações, com o pico a ser entregue logo às 3700 rpm ao invés de chegar às 6600 rpm.
Ainda a nível da mecânica, foram vários os melhoramentos introduzidos. Destacam-se as alterações efectuadas no sistema de injecção, directa e indirecta, na refrigeração do bloco, no colector de admissão, bem como no sistema de escape, por exemplo. Tudo em prol da performance e da eficiência. A Toyota promete um som de escape mais presente, mas o GR86 está equipado com um sistema de controlo de som activo, o que pode não agradar aos condutores mais puristas.
Ao nível do chassis, o GR86 promete elevar a fasquia com uma maior leveza e rigidez estrutural, cujos benefícios, promete a Toyota, são notórios a partir do lugar do condutor. Também o centro de gravidade foi reduzido graças à utilização de componentes mais leves, em alumínio. A distribuição de peso está feita numa proporção de 53:47 e o GR86 acaba por pesar quase o mesmo que o seu antecessor, apesar da adição de elementos de segurança. A suspensão foi também revista com o objectivo de reduzir o rolamento da carroçaria e no eixo traseiro está montado um indispensável diferencial autoblocante Torsen. Promete!
O novo GR86 tem estreia marcada, na Europa, para o próximo dia 2 de Dezembro.