Hidrogénio é cada vez mais uma realidade. Primeiro Citroën ë-Jumpy Hydrogen sai da linha de produção
A tecnologia da pilha de combustível é cada vez mais uma certeza, dando hoje mais um passo para a sua eventual democratização. Desta vez foi a Citroën a anunciar o início de produção do ë-Jumpy Hydrogen, o seu furgão eléctrico de dimensão média.
Declarando uma autonomia superior a 400 quilómetros e um tempo de recarga dos reservatórios de 4,4 kg de apenas 3 minutos, o novo ë-Jumpy combina uma pilha de combustível de 45 kW com uma bateria de iões de lítio de 10,5 kWh. Se a primeira garante a elevada autonomia do ë-Jumpy, esta última destina-se a assegurar as necessidades de energia durante os arranques ou aceleração, sendo ela responsável por cerca de 50 km de autonomia.
Um dos argumentos do ë-Jumpy Hydrogen é a manutenção do espaço de carga relativamente às versões equipadas com motor térmico. O CITROËN ë-Jumpy Hydrogen é montado em França na fábrica de SevelNord, sendo depois transformado no polo especializado de pilhas de combustível a hidrogénio do Grupo STELLANTIS em Russelsheim, na Alemanha. Este primeiro exemplar a hidrogénio destina-se ao Grupo Suez.