Nissan celebra os 35 anos da fábrica de Sunderland com uma versão especial do Bluebird
Com o objectivo de celebrar o 35º aniversário da unidade de produção de Sunderland, no Reino Unido, a Nissan encomendou uma conversão especial de um modelo clássico da sua história, o primeiro a ser ali produzido, o Bluebird. Agora baptizado de Newbird, esta criação única recorre, como seria de esperar, a uma motorização eléctrica, partilhada com o Leaf. De fora ficaram o motor e caixa de velocidades do Bluebird e para o seu lugar entraram o motor, o conversor e o pack de baterias de 40 kWh do Leaf. Este último encontra-se distribuído entre o cofre do motor e a bagageira, a fim de assegurar uma melhor distribuição de peso.
Também a direcção assistida, a climatização e os travões foram alvo de modificações a fim de suportarem alimentação eléctrica, bem como a suspensão, agora apta a suportar o peso adicional da bateria. O carregamento pode ser feito até 6,6 kW e o nível de carga da bateria pode ser visto no painel de instrumentos original, no mostrador do nível de combustível. Ainda que não sejam valores homologados, a Nissan diz que o Newbird consegue atingir os 100 km/h em cerca de 15 segundos e que a sua autonomia ronda os 200 quilómetros.
A fábrica de Sunderland produziu até ao momento mais de 10,5 milhões de automóveis e emprega cerca de 6.000 pessoas. Em 1986, ano da sua inauguração, trabalhavam ali 430 pessoas. O primeiro automóvel a sair das linhas de produção de Sunderland, o Bluebird Job 1, ocupa um lugar de destaque no museu local.