Walter Röhrl prepara-se para celebrar 75 anos: Opel e Porsche não esquecem o piloto
Considerado por muitos como um dos melhores pilotos de ralis de todos os tempos, Walter Röhrl prepara-se para celebrar o seu 75º aniversário no próximo dia 7 de Março. No entanto, não são apenas os seus fãs que não o esquecem, mas também as suas marcas, em particular a Opel e a Porsche, emblemas que continuam a destacar os feitos do alemão ao volante dos seus automóveis.
Porsche: O amor à camisola
Embaixador da Porsche desde 1993 e, até há pouco tempo, também um dos seus pilotos de testes, Röhrl contribuiu para os ajustes finais em todos os veículos de produção no circuito de Nordschleife, tendo estado envolvido no desenvolvimento dos supercarros 959, Carrera GT e 918 Spyder.
Walter Röhrl continua muito activo, tendo recentemente ensinado jornalistas a aperfeiçoar as suas capacidades de “drifting” no gelo em modelos Porsche e contribuído em podcasts a responder a perguntas relacionadas com combustíveis sintéticos, preservação de veículos históricos e sustentabilidade.
“Quando me perguntam o que penso de um automóvel desportivo puro-sangue como o novo 911 GT3, vou fazer um test drive antes de responder”, diz o septuagenário. “No total, ainda estou na estrada mais de 100 dias por ano”. Confessa, ainda, que no dia do seu aniversário vai esquiar, uma das suas actividades preferidas e só lamenta não ter mais tempo para si: “Gostaria de tirar os meus veículos clássicos mais vezes e visitar amigos”.
Mesmo quando conduzia para marcas como a Ford, Opel, Fiat, Lancia e Audi, Röhrl manteve a sua relação com a marca de Estugarda, incluindo entradas em ralis com um 911 privado. No ano passado, a Porsche agradeceu a sua fidelidade: para assinalar o 40º aniversário da temporada de ralis de 1981, o departamento Porsche Heritage and Museum surpreendeu Röhrl com o 924 Carrera GTS Rallye que o mesmo conduzia na altura, recentemente restaurado.
Walter Röhrl e o Opel Ascona 400 no “Monte”
Celebra-se este ano, também, o 40º aniversário da vitória de Röhrl no Rali de Monte Carlo de 1982, ano em que viria, igualmente, a sagrar-se Campeão do Mundo de Ralis. Aos comandos do Ascona 400, uma das máquinas mais fiáveis do pelotão, o piloto alemão aplicou todo o seu talento no Opel de tracção traseira para bater a forte concorrência da Audi com o seu inovador Quattro de tracção integral.
Walter Röhrl é conhecido no mundo automóvel pelo seu perfeccionismo, bem como por ser muito directo nas suas palavras. Aquele que queria, simplesmente, provar que era o melhor piloto de ralis do mundo, ao volante de qualquer automóvel, sempre disse, com frontalidade, o que pensava e sempre foi muito respeitado por isso.
Os seus dois títulos mundiais falam por si, mas o seu profissionalismo está, igualmente, patente na sua atitude para com o desporto motorizado. Enquanto outros pilotos tinham, por hábito, ficar a conversar ou a fumar na zona das assistências, ele permanecia no seu automóvel a estudar as notas para a especial seguinte. A sua personalidade fica, provavelmente, bem resumida pelas palavras de um dos seus contemporâneos, o ex-piloto e Director do departamento de competição da British Leyland, John Davenport, que o descreveu, em 2002, na revista “Motor Sport”, como uma poderosa mistura: “Uma mistura muito especial de sublime talento, foco inabalável e brutal honestidade.”
O “táctico, lutador e estratega de aço, adorado pelos seus fãs e temido pelos seus adversários” está de parabéns. Por diversas e intemporais razões.