Ford apresenta nova geração Ranger Raptor. Chega no Verão
A Ford apresentou a sua nova pick-up Ranger Raptor, uma proposta única no mercado, desenvolvida pela Ford Performance, que se renova com o objectivo de elevar a fasquia no que diz respeito ao desempenho em ambiente fora de estrada.
Esteticamente, a Raptor baseia-se no estilo da mais recente geração Ranger. No entanto, as diferenças para o modelo que lhe serve de base são bem notórias. Os guarda-lamas alargados e o desenho em “C” dos faróis realçam a largura da carroçaria e o design arrojado das letras “F-O-R-D” na grelha, bem como o imponente pára-choques adicionam uma aparência ainda mais musculada. As jantes exclusivas são de 17 polegadas.
A nível mecânico, a grande novidade é o motor EcoBoost V6 3.0 biturbo, a gasolina, com 288 cavalos e 491 Nm de binário. O bloco de cilindros de construção reforçada em ferro-grafite é até 75% mais resistente e até 75% mais rígido do que um bloco de ferro fundido. O atual motor Diesel biturbo de 2.0 litros EcoBlue irá continuar disponível na nova geração Ranger Raptor a partir de 2023, com detalhes específicos que serão divulgados mais perto da data de lançamento.
Disponível no modo de condução Baja, a nova Raptor conta com um novo sistema anti-lag que mantém os dois turbos em rotação até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa.
Já o sistema de escape permite ajustar o som consoante o modo de condução seleccionado e o chassis conta com novas soluções especificamente desenvolvidas para a Raptor, como as novas torres de suspensão e os apoios dos amortecedores traseiros, permitindo-lhe lidar com as mais exigentes condições do piso.
Ainda no que diz respeito à suspensão, a Raptor está equipada com a nova geração dos amortecedores FOX Live Valve de 2,5 polegadas com bypass interno, os mais evoluídos de sempre, disponíveis na versão mais radical da pick-up da Ford. A sua afinação foi levada a cabo pela própria Ford Performance.
Pela primeira vez, o Ranger Raptor recebe um sofisticado sistema de tracção integral às quatro rodas com uma nova caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada electronicamente, combinada com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, uma funcionalidade extremamente apreciada pelos entusiastas do todo-o-terreno mais radical.
O novo Raptor é a primeira versão da nova geração Ranger a chegar à Europa, com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes no final do Verão.