Novo KIA Sportage: gasolina, Diesel e, claro, híbridos. Desde 28.750 euros
Por ocasião da sua apresentação nacional, fomos até ao centro de Lisboa conhecer de perto o novo KIA Sportage, a quinta geração do SUV coreano que é, segundo os responsáveis da marca, o modelo da gama cujo nome tem mais significado junto dos clientes, sendo um pilar do crescimento registado nos últimos anos. O Sportage renova-se, assim, com o intuito de prolongar e intensificar essa tendência de crescimento, com a KIA a assumir o objectivo de atingir uma quota de mercado em Portugal de 4%. Algo que comprova, igualmente, o actual bom momento da marca, é a recente eleição do KIA EV6 como Car of The Year.
O design destaca-se pelo arrojo da secção frontal, com uma enorme grelha (é mesmo!) ladeada pelos faróis com luzes diurnas em formato “boomerang” e iluminação com tecnologia LED adaptativa. Também de perfil o novo Sportage não esconde a desportividade do seu design, apostando numa linha de cintura elevada e jantes de grandes dimensões, de 18 ou 19 polegadas. Já atrás, a combinação da iluminação ligada pela barra horiziontal negra, com o novo logótipo e o acabamento do pára-choques em tom de alumínio contribuem para a sensação de robustez essencial no segmento dos SUV familiares. É também atrás que a ligação ao topo de gama EV6 mais se nota.
Relativamente à geração anterior, o Sportage cresceu três centímetros em comprimento – um, entre eixos, dois no vão traseiro – bem como um centímetro quer em largura, quer em altura. Parece pouco, é verdade, mas a KIA garante que os benefícios na habitabilidade são notórios, com cerca de 25 milímetros de espaço extra para as pernas dos passageiros de trás. O arrojo do design prolonga-se ao habitáculo, num tablier moderno e fortemente digitalizado graças à presença de dois ecrãs de 12,3”, o do painel de instrumentos e o do sistema de infotainment. A capacidade da bagageira está, igualmente, à altura do que se exige no segmento, variando entre os 540 litros da versão híbrida plug-in e os 591 litros oferecidos pelo Sportage com motor a gasolina.
E já que falámos de motores, a oferta passa pelo 1.6 T-GDi de 150 cavalos, a gasolina, sempre associado a caixa manual de 6 velocidades e ao nível de equipamento Drive, bem como pelo 1.6 CRDi, a gasóleo, com 115 cavalos e caixa manual de 6 relações, disponível, igualmente, numa só versão, Tech. Quanto a propulsores electrificados, o Sportage híbrido disponibiliza 230 cavalos e a versão plug-in, com tracção integral, eleva a potência aos 265 cavalos, prometendo, igualmente, uma autonomia eléctrica em ciclo urbano que pode chegar aos 78 quilómetros. Ambos os Sportage híbridos estão exclusivamente associados ao nível de equipamento Tech e a transmissões automáticas de 6 velocidades.
Uma das grandes novidades da chegada da quinta geração do SUV da Kia a Portugal é a oferta de lançamento de uma garantia de 10 anos ou 200 mil quilómetros. Os preços em Portugal iniciam-se nos 28.750 euros da versão com motor a gasolina e nos 35.300 euros para o Sportage com motor Diesel. O Sportage HEV tem um preço base de 36.800 euros e o PHEV está disponível a partir de 41.800 euros. Todos os preços incluem campanhas em vigor.
O novo KIA Sportage está já a passar uns dias na Garagem e voltará a ser tema na próxima semana para um ensaio detalhado, como merece.