Novo Renault Austral aponta à liderança do segmento C-SUV
A Renault revelou as primeiras imagens do novo Austral, o SUV com que pretende reconquistar a liderança do segmento C, um dos mais representativos do mercado, juntando-se a uma ofensiva já composta pelo Arkana e pelo novo Mégane E-Tech eléctrico. É o mais recente modelo a representar o espírito da Renaulution e da “Nouvelle Vague” da marca francesa.
Design
Com uma postura assumidamente SUV, o novo Austral estreia a nova linguagem de design “Sensual Tech”, com uma secção dianteira marcante e inúmeros elementos estéticos que contribuem para uma superior sofisticação e elegância. Recorre, igualmente, à mais recente plataforma CMF-CD da Aliança e pode, inclusivamente, receber jantes de até 20 polegadas. A robustez tipicamente SUV, enaltecida pelas habituais protecções de carroçaria, é complementada por uma altura livre ao solo de 170 milímetros.
Por dentro, o grande destaque é o ecrã OpenR, visto pela primeira vez no Mégane E-Tech, mas também o volante compacto, a consola central “grande conforto” e a iluminação ambiente acolhedora merecem uma especial menção, contribuindo para as boas sensações a bordo. Foi, igualmente, dada especial atenção à qualidade dos materiais utilizados, como a madeira, Alcantara, tecido acolchoado e outros materiais agradáveis ao toque.
Alpine no topo
Em estreia absoluta na Renualt está a versão Esprit Alpine do novo Austral, uma versão topo de gama que aposta num design e estilo específicos que elevam ao patamar seguinte a elegância e tecnologia do novo SUV. Com um desenho ainda mais assertivo, bem como recorrendo a uma nova cor de carroçaria com verniz específico e acabamento bi-tom, o Austral Esprit Alpine exprime o ADN desportivo da Alpine, a marca porta-estandarte do Grupo Renault.
Também no habitáculo há elementos exclusivos, como os estofos em Alcantara com tecido de “sarja” tipo fibra de carbono e costura dupla em azul Alpine, consola acolchoada, volante em pele com inserções em Alcantara, cintos de segurança com elementos azuis, pedais em alumínio e soleiras Alpine, por exemplo. O ecrã OpenR conta com uma apresentação de boas-vindas evocativa da marca Alpine.
Nova plataforma e electrificação
O Austral é o primeiro modelo da Renault a beneficiar dos argumentos da nova plataforma CMF-CD da Aliança, estrutura que lhe permite, por exemplo, oferecer três motorizações electrificadas distintas: mild hybrid 12 V, mild hybrid Advanced 48 V e E-Tech Hybrid. O primeiro recorre a um motor 1.3 turbo, a gasolina, com quatro cilindros, combinado com um motor de arranque/gerador e está disponível em versões de 140 ou 160 cavalos. A caixa é a automática X-Tronic, estando disponível uma caixa manual de 6 relações na versão menos potente.
Já na versão híbrida Advanced 48 V de 130 cavalos, o novo Austral estreia um novo motor de três cilindros, 1.2 turbo, a gasolina, também ele combinado com um motor de arranque/gerador, mas aqui com arquitectura eléctrica de 48 Volts. O motor térmico funciona segundo o ciclo Miller e por contar com número ímpar de cilindros, conta com um veio de equilíbrio que atenua vibrações. Esta nova motorização híbrida promete ser a melhor alternativa aos extintos propulsores Diesel.
Novidade é, igualmente, o híbrido auto-recarregável E-Tech, tecnologia que combina o motor de combustão, 1.2 turbo, a gasolina, de 130 cavalos e 205 Nm de binário, com um par de motores eléctricos, um de tracção, o outro com as responsabilidades de funcionar como motor de arranque/gerador, de trocar de relação na transmissão multimodo e de carregar a bateria. Está disponível em versões de 160 ou 200 cavalos e promete, não só, uma capacidade de aceleração referencial, bem como uma utilização de tal forma eficiente que, em determinadas condições, em ambiente urbano, o Austral poderá circular em modo eléctrico durante cerca de 80% do tempo.
O novo SUV Renault Austral tem chegada prevista ao mercado durante o mês de Setembro.