Audi A6 Avant e-tron concept: Do melhor que temos visto!
Se o futuro A6 Avant for assim, compro já. E compro dois, para poder apreciar as linhas da sua carroçaria, ao passar por ele, enquanto o conduzo. A imponência do seu soberbo design está igualmente bem patente nas suas dimensões, algo como 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura e, de acordo com a Audi, este segundo concept a ser revelado no seguimento do A6 Sportback e-tron antecipa as linhas dos futuros modelos de produção. E isso não é bom, é excelente. Ou seja, terei de arranjar maneira de cumprir com o que disse no início deste texto.
Um estudo 100% eléctrico, o A6 Avant e-tron concept utiliza uma arquitetura eléctrica de 800 Volts e suportará carregamentos de até 270 kW, o que permitirá recuperar, em apenas 10 minutos, uma autonomia de cerca de 300 quilómetros. Já a autonomia máxima declarada, segundo o ciclo WLTP, é de 700 quilómetros. Os dois motores elétricos do Audi A6 Avant e-tron são capazes de fornecer 350 kW de potência total e 800 Nm de binário.
PPE- Premium Platform Electric
Um dos seus grandes destaques é assim a nova plataforma tecnológica PPE, desenvolvida especificamente para suportar sistemas de tracção eléctrica e que possibilita, no caso do A6 Avant, a colocação de uma bateria de 100 kWh de capacidade entre os eixos. A versatilidade da plataforma garante igualmente que esta possa ser aplicada em modelos com maiores distâncias livres ao solo, bem como com distâncias entre eixos distintas, mantendo-se, no entanto, os vãos curtos em todos os modelos.
Os fãs da tecnologia Quattro não precisam, também, de se preocupar, uma vez que a futura gama de modelos com plataforma PPE contará com versões com um motor eléctrico por eixo, garantindo todas as vantagens reconhecidas a um sistema de tracção integral. Aguardemos, pacientemente, mas a “coisa” promete!