Mazda RX-8 Quad-Rotor 26B: Um Tarmac Rocket para ralis
Complementar ao RX-8 Tri-Rotor 20B que inscreve, regularmente, nos ralis de terra do Campeonato da Nova Zelândia, a Klink Rally Sport conta, agora, com um novo brinquedo, um RX-8 26B Quad-Rotor, com uma potência de 640 cv, baseado na unidade com que a Mazda venceu as 24 Horas de Le Mans, em 1991. Este novo Tarmac Rocket foi desenvolvido para provas em pisos de asfalto, tendo-se estreado no final de Maio, no Targa New Zealand – The Ultimate Road Race, popular evento desportivo de um país que está nos nossos antípodas, já com uns quantos resultados de relevo.
Não contentes com os três rotores Wankel que puseram no desportivo RX-8 que usam nos ralis de terra da Nova Zelândia, fazendo-o gritar como (até agora) nenhum outro carro de ralis no planeta – pode recordá-lo no texto “Mazda RX-8 20B Tri-Rotor: Música no Coração” – desta vez a Klink Rally Sport criou um novo monstrinho mas para ralis de asfalto, com quatro desses exemplares, unidades que, uma vez conjugadas, dão ao bloco derivado do motor com que a Mazda ganhou as 24 Horas de Le Mans – foi em 1991, com o 787B – o módico volume de 640 cavalos às 9.000 rotações por minuto, permitindo-lhe uma velocidade máxima de 220 km/h.
Impressionante é, à semelhança desse primo, a sonoridade deste Quad-Rotor naturalmente aspirado que, então integrado no RX-8 que teve o número #785 nas portas, concentrou parte significativa das atenções do Targa NZ, um evento aberto ao mais variado tipo de carros de ralis, do presente e do passado. A lista de inscritos da vertente “Competição” incluía mais de 30 viaturas, de uns quantos clássicos – de um Alpine A110 Berlinette de 1971, a diversas gerações do Ford Escort RS, Porsche 911 SC, Volvo 240 Turbo, etc – e múltiplos Subaru Impreza STi (Spec R e WRX), Mitsubishi Lancer Evo X, um VW Polo R, vários Porsche 993 GT3 RS e um Ford Focus RS com um kit Mountune de 400 cv. Entre as raridades, destacava-se este exemplar único, criação da Klink Rally Sport.
Marcus van Klink, piloto, preparador e co-autor do projecto, resumiu, assim, à Garagem esta tão aguardada estreia: “Uma vez terminado o Targa NZ, ficámos extremamente felizes com o resultado. O carro teve um desempenho muito bom apesar da falta de testes, com o motor, a caixa de velocidades e os travões a não revelarem qualquer falha. Os únicos problemas que tivemos nestes cinco dias foram uma falha do alternador, uma falha num vedante e uma pequena fuga do líquido de refrigeração.”
“Entre alguns pontos altos, o melhor foi a vitória alcançada numa das especiais, logo na prova de estreia do carro; o pior talvez quando, no último troço, colidimos com um pássaro quando seguíamos a 195 km/h, que desintegrou uma rede em carbono colocada no tejadilho.”
Também Matt Richards, o seu navegador neste rali, era o espelho da felicidade no final do mesmo, comentando a bem-sucedida estreia do RX-8 Quad-Rotor da Klink Rally Sport: “Foram cinco gigantescos dias de competição, com mais de 700 quilómetros ao cronómetro pelas melhores estradas que a Nova Zelândia tem para oferecer. Vencemos a nossa Classe, fomos os 3ºs no grupo ‘Allcomers’ e quintos da geral. Fizemos alguns tempos no ‘top-3’, tendo até sido os mais rápidos numa das especiais. Quanto ao carro, tem ainda muito potencial de desenvolvimento, pelo que com mais alguns acertos aqui e ali e tornar-se-á muito competitivo”, disse à Garagem.
1.100 litros de combustível, mas apenas 8 pneus
Curiosidade – que até nem admira por aí além – é o facto deste Quad-Rotor ter sorvido cerca de 1.100 litros de combustível ao longo dos cinco dias do evento, sendo que “só uns 100 devem ter sido queimados nas saídas de escape, nas enormes chamas que deles saíam”, gracejou Richards.
Quanto a pneus, a lógica é inversa, sendo que pela obrigatoriedade de se usarem pneus de estrada convencionais, mais duros e menos propensos a grandes desgastes, a equipa apenas necessitou de oito borrachas! Naturalmente que, por ser um tracção traseira, “foram precisos quatro pneus para trás, enquanto à frente os dois deram para os gastos ao longo de praticamente toda a prova, apenas sendo substituídos por uma questão de estratégia. Não era, de facto, preciso fazê-lo, pois ainda estavam bons, mas pronto”. Algo impensável em termos das actuais provas FIA!
Se tudo isto é novidade, se não teve oportunidade de ver e ouvir o RX-8 Quad-Rotor a ecoar estridentemente pelos troços do Targa NZ 2022, convidamo-lo a assistir a estes vídeos: um arranque para um dos troços e, também, estas deliciosas imagens in-car, recolhidas numa das especiais mais pequenas, onde por duas ou três vezes se atingiram os 197 km/h, quase no limite da velocidade máxima definida para este rali, limitada aos 200 km/h!
Percurso de 2.000 km, com 31 troços cronometrados, sempre no grito
Dividido em várias vertentes (Competição, Regularidade e Tour), o Targa New Zealand é um evento que integra uma série de ralis de asfalto com o selo “Targa”, junto com o Targa Rotorua e o Targa Hawkes Bay, entre outros, finda a qual se atribui um título de Campeão.
Adiada de Outubro de 2021 para Maio de 2022 devido à pandemia, a presente edição reuniu um total de 102 viaturas, incluindo os tais 36 carros de competição conduzidos por duplas de pilotos e navegadores que, ao seu modo, abraçaram um rali à antiga: nada menos do que 760 km cronometrados, divididos por 31 Especiais, num evento que, no seu todo, totalizou cerca de 2.000 km, divididos por cinco exigentes dias, ou não contemplasse 22 especiais com mais de 20 km e dez com mais 30 km!
Se os dois troços mais pequenos tinham cerca de 7 e 9 km de extensão, as especiais maiores atingiam uns bem longos 43 e 45 km, em alguns atingindo-se velocidades máximas de 200 km/h, o limite máximo autorizado! Acrescente-se que, apesar destes (aparentes) exageros, não se registaram acidentes violentos ou dignos de notas negativas no domínio da segurança!
No final e apenas como informação complementar, o mais rápido a cumpri-los foi o Impreza STi de Cameron Ross / Matthew Buer, cumprindo o percurso competitivo à impressionante velocidade média de 131,6 km/h (!!!), batendo o Polo R de Jason Gill / Nicole Summerfield e o 991 GT3 RS de Martin Dippie / Jona Grant, eles que ficaram separados por cerca de 6 segundos.
À porta dos lugares do pódio ficaram Mike Tubbs / Richard Scoular (BMW M2) e, logo a seguir, os heróis desta prosa, a dupla Marcus Van Klink / Matt Richards, com o seu inédito Mazda RX-8 Quad-Rotor 26B, eles que venceram a sua categoria particular, escalão em que bateram o BMW M3 de Robert Darrington / David Abetz.
Pena é que este Tarmac Rocket não tenha homologação para os campeonatos FIA, pelo que dificilmente veremos esta tão distintiva alma a ecoar nos troços europeus. E pena é, também, que a Nova Zelândia fique tão longe…!
Fotos: Oficiais / Van Klink Sport (Facebook), Targa NZ (Facebook), Graham Hughes