Seat Leon ST 2.0 TDI – Podia estar melhor, mas está muito bom
A Seat tem, na sua carrinha Leon, um dos seus maiores trunfos em Portugal. Os consumidores gostam delas, o motor a gasóleo ainda faz salivar muita gente e prometo não voltar a utilizar a palavra consumidor nesta análise.
Calcanhar de Aquiles
Começo pelo que considero ser o seu calcanhar de Aquiles e que, por outro lado, é a sua característica mais aliciante: o seu fantástico motor 2 litros a gasóleo com 150 cavalos.
Para muita gente, em especial nos dias de hoje, ter um carro a gasóleo não faz sentido nenhum. Se isto fosse um questionário eu diria “concordo muito”. No entanto, para tantas outras, é a única coisa que faz sentido. E este Seat Leon ST 2.0 TDI é, justamente, para essas. Ter o mesmo motor que equipa outros carros do grupo Volkswagen – alguns deles bem mais caros – num carro que tem um preço mais singelo e que não lhes fica atrás, é um ponto muito favorável.
Consumos na ordem dos 5 litros aos 100 quilómetros (consegues, facilmente, baixar dos 5 se andares ligeiramente mais devagar). Um motor com potência mais do que suficiente e muito binário, com capacidade de acelerar bem em todas as rotações e uma caixa automática DSG de 7 velocidades. A manual de 6 faz consumos melhores? Faz. Mas esta é melhor, vai por mim.
Espartano
Mantendo a inspiração dos capítulos na Grécia Antiga, se o motor é o calcanhar de Aquiles, o interior é espartano. E nem é pela falta de botões, temática na qual não me canso de carregar (tivesse o interior essa possibilidade!). Às vezes a simplicidade não é a melhor opção. Nem a opção mais simples. Reduzir, sem pensar na alternativa é só dificultar. E foi o que o grupo VW fez com a grande maioria do seus modelos novos. Agora já se devem ter arrependido, mas vamos ter de esperar um pouco até alterar.
Ainda assim, isso com o hábito é simples de ultrapassar. O problema desta carrinha Seat Leon é mesmo a sensação de pouca qualidade que passa. Nem é tanto pelos materiais, eu diria. Acho que é pela combinação qualidade+montagem. Está “fraquinha”. Melhor do que muitos modelos no mercado, mas, por exemplo, inferior à do Golf. E merecia mais, até porque na minha opinião é mais giro do que o Golf. Ora isto faz com que o Seat Leon seja aquele primo muito bonito, cheio de pinta, mas que teima em não terminar o curso. E tem muita capacidade, já dizem as tias! “Põe os olhos no teu primo Golf. Já tem o mestrado. Não tem charme nenhum, mas já arranjou trabalho num banco alemão. E é p’á vida!”.
Não fiques triste
Felizmente, no mundo dos carros (e no das pessoas), há gostos para tudo e lugar para todos. Se, por exemplo, o Golf é para quem procura um carro para a vida, o Leon é para quem procura um carro para os próximos 4 anos, que é como quem diz uma empresa. Tenho a certeza que dura muito (o que não falta são Seat por essas estradas fora a provar a longevidade), mas cheira-me que esta combinação carrinha mais excelente motor Diesel é coisa para atrair o mundo empresarial. E muito bem!
Não deixa de ter um bom sistema de infoentretenimento, painel de instrumentos digital, espaço para 5 pessoas se for preciso e para 4 com conforto, uma bagageira onde cabe lá tudo, etc. Caso estejam a pensar comprar um destes, escolham é uma cor um pouco mais viva, porque este cinza esmorece assim um pouco e “tapa” as linhas incríveis deste carro.
O preço, para esta Seat Leon ST 2.0 TDI, com o nível de equipamento FR, bastante completo e com quase tudo o que se procura num carro nos dias de hoje, é de 39.000€, o que me parece super adequado ao carro que é: excelente motor para quem procura o Diesel, um carro com estilo (se escolher a versão que não é carrinha, claro), bastante equipamento e uma qualidade que está dentro da média.