Skoda Octavia Break 2.0 TDI Sportline – é para a família e não só!
Os mais recentes produtos da Skoda estão muito melhores. Não que estivessem mal, mas, agora, são uma alternativa muito boa para quem procura qualidade a um preço adequado. Esta carrinha Skoda Octavia com motor a gasóleo que o diga.
Motor e equipamento
Comecemos por aqui, porque, na minha opinião, é um dos pontos mais importantes para quem procura carro. Se a carroça, qualquer uma serve, o animal que a puxa faz a diferença. E prometo que fica por aqui a minha tentativa de criar ditados populares. Mas o que quero dizer com isto é que, se a configuração «carrinha» agrada aos portugueses, no momento de escolher o motor é preciso ter duas ou três coisas em atenção.
Claro que este 2 litros a gasóleo do grupo Volkswagen com 150 cavalos e caixa automática DSG é apelativo. Tem força em qualquer altura, especialmente com esta caixa de velocidades, faz um consumo incrível e é super suave. Eu diria que, actualmente, é o melhor motor a gasóleo do mercado. Fora da cidade, a uma velocidade de 100 km/h com cruise control ligado fiz 4 litros aos 100. Depois, juntei-lhe mais uns quantos quilómetros em cidade e outros mistos e terminei o ensaio com um consumo de 5,6 litros/100 km. Nada mau.
Nada mau, para quem faz muitos quilómetros por ano e a maior parte deles fora de cidade, lá está. Motores a gasóleo são exigentes a nível mecânico e têm manutenções mais caras. Mas servem um propósito, e se esse propósito for o vosso, está tudo certo. Senão, escolham o 1.5 litros, turbo, a gasolina, com a mesma potência e um pouco mais barato.
Quanto ao equipamento, de origem traz muita coisa. Todos os sistemas de segurança mais actuais, painel de instrumentos digital, infoentretenimento com ecrãn de 10 polegadas, 8 altifalantes, câmara traseira e sensores de estacionamento à frente e atrás, faróis dianteiros e traseiros LED, sistema de abertura e arranque sem chave, vidros traseiros escurecidos, entre outros.
Há bastante espaço no interior e para arrumação, tendo, a Skoda, alguns apontamentos práticos que ajudam no dia-a-dia, como, por exemplo, uma fita de borracha para ajudar a baixar a porta da bagageira. O habitáculo é espaçoso e quatro pessoas vão sentir-se super confortáveis. Se um dos passageiros – ou todos – forem muito altos, o caso muda de figura. Mas têm de ser muito altos, mesmo.
Design e conforto
Já não é a primeira vez que testamos uma Skoda Octavia aqui na Garagem, e é sempre um gosto. É bom ver quando uma marca evolui. Quando deixa um design aborrecido de lado e começa a arrojar. Mostra que sabe crescer e que percebe que o caminho é para a frente. Dito isto, em relação ao design não há muito a dizer. Eu gosto muito. Há quem possa gostar menos, mas ninguém vai achar um design aborrecido.
Tem impacto visual, dinâmico e isso transita para o interior, onde a Skoda fez um dos melhores interiores do mercado. Minimalista mas sem se esquecer dos botões. Um tablier fluído com apontamentos elegantes e uma escolha de materiais que vão do tecido ao plástico rijo. Tem plásticos macios, mas apostam mais nos rijos. Não desaponta, mas isso reflecte-se, depois, na qualidade da montagem. Alguns botões parecem mais soltos que noutros modelos do grupo. Mas a crítica acaba aqui. Porque o design compensa essa falha. E só mesmo os botões é que “chocalham”, porque as portas e o resto está tudo muito bem montado.
O conforto, não sendo o melhor do segmento, está adequado. Nas estradas mais estragadas e irregulares sentimos o pisar do carro mais desconfortável, mas sem passar muito para o habitáculo. Passa mais o ruído do que o bater, eu diria. A suspensão faz um bom trabalho e, no geral, é confortável. O bancos são muito giros, com um aspecto desportivo, mas talvez sejam os “culpados” de não haver mais conforto. Eu diria que um pouco mais de acolchoamento e a coisa ficava no ponto.
Preço
Finalmente, o preço. Indiscutivelmente, o melhor produto do mercado em relação qualidade-preço. Esta Skoda Octavia Break Sportline 2.0 TDI com caixa DSG custa 41.790€. A versão a gasolina só tem a caixa manual de 6 velocidades e custa menos 5.300€, o que, a meu ver, a torna um negócio mais atractivo se não for para papar quilómetros. Gastar mais uns mil e poucos euros em extras e ficam com um carro muito bom.