Apresentação nacional Volkswagen ID.5: primeiro SUV Coupé eléctrico da marca chega a Portugal
Fomos até à zona da Ericeira para ter um primeiro contacto dinâmico com o novo Volkswagen ID.5, o primeiro SUV coupé eléctrico da marca que a leva, assim, a um novo segmento de mercado. Depois de apresentados os primeiros modelos ID.3 e ID.4 da sua família de modelos 100% eléctricos, o novo ID.5 assume agora a responsabilidade de representar o topo da oferta eléctrica da Volkswagen, em particular a sua versão desportiva, o ID.5 GTX.
O novo SUV coupé da marca alemã assume, também, um posicionamento mais premium, algo bem notório nos materiais empregues no tablier e, por exemplo, nas portas dianteiras. A fazer a sua estreia está, igualmente, o software de nova geração, com controlo por voz melhorado, capacidade de carregamento mais elevada, bem como a função Plug & Charge que facilita o processo de carregamento num posto rápido DC. A bateria de 77 kWh pode ser recarregada a uma potência máxima de 135 kW entre os 5 e os 80% do State of Charge.
O ID.5 assenta, sem surpresas, sobre a plataforma modular MEB. Dispõe de uma distância entre eixos de 2,77 metros que lhe permite oferecer uma experiência incrivelmente espaçosa a quem viajar no banco traseiro, mesmo considerando a linha de tejadilho coupé. A capacidade de bagageira impressiona com os seus 549 litros, expansíveis a 1.561 com o rebatimento dos bancos. A habitabilidade e versatilidade são, assim, bons complementos à autonomia WLTP prevista de 520 quilómetros, o que faz deste ID.5 um bom eléctrico para as grandes viagens em família.
Desde 51.500 euros
Quanto a níveis de potência, estão disponíveis três: ID.5 PRO com 174 cavalos, ID.5 PRO Performance com 204 cavalos e ID.5 GTX com 299 cavalos. Apenas a versão mais potente dispõe de tracção integral graças aos seus dois motores, cumprindo a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingindo os 180 km/h de velocidade máxima. As versões Pro são sempre de tracção traseira e estão limitadas a 160 km/h. Em opção, o ID.5 pode dispor de direcção progressiva, bem como de controlo electrónico do amortecimento para uma dinâmica mais apurada e uma maior amplitude de utilização. As dimensões das jantes variam entre as 19 e as 21 polegadas.
Este primeiro breve contacto não nos permitiu explorar com maior detalhe as capacidades do novo topo de gama eléctrico da Volkswagen, algo que esperamos fazer em breve num ensaio mais prolongado. Porém, regressámos com boas primeiras impressões, sendo destaque a qualidade global do produto, a facilidade de condução e ainda o espaço disponível a bordo, num habitáculo onde se nota o salto qualitativo relativamente a outros modelos da família ID. Já disponível nos concessionários Volkswagen.
Preços Volkswagen ID.5
- ID.5 PRO – 51.532 €
- ID.5 PRO Performance – 53.179 €
- ID.5 GTX – 61.057 €