Os números do mercado automóvel em Portugal: Os mais vendidos de 2022 e 10 outros factos curiosos
Não é novidade para ninguém que o mercado automóvel continua numa fase menos boa. Porém, parece haver sinais de melhoria. É certo que os automóveis, por todas e mais algumas razões, estão cada vez mais caros e aos portugueses custa cada vez mais trocar de automóvel. Segundo os dados da ACAP, o ano de 2022 ficou marcado por uma quebra de 30,8% quando comparado com 2019, ano de pré-pandemia, pré-guerra, pré-crise inflacionária, pré-tudo. Mas comparativamente a 2021, o mercado automóvel português cresceu. Pouco, mas cresceu, 2,8% para ser preciso.
No último mês do ano, as marcas registaram em Portugal 18.356 veículos novos, menos 19,1% do que em Dezembro de 2019, mas mais 12,4 do que em igual período do ano passado. Contudo, o mês de Dezembro é, certamente, o que menos traduz a real situação do mercado, pois ao aproximar-se o fecho do ano, há sempre objectivos de matrículas novas a cumprir para assim se atingirem metas previamente estabelecidas, automóveis novos matriculados que, se forem eléctricos, melhor ainda, contribuindo com o seu carácter ecológico para as metas globais de emissões cada vez mais restritas. E a verdade é que o segmento dos eléctricos a bateria já representou 11,4% do mercado de veículos ligeiros de passageiros. Mais ainda se trouxermos para a equação todo o segmento electrificado, com a percentagem a subir para 37,1.
Top 10 das marcas mais vendidas
A Peugeot liderou, destacadamente, o mercado de automóveis de ligeiros de passageiros com 16.828 matrículas. A Renault surge em segundo lugar com 12.841 automóveis vendidos, seguida de perto pela Mercedes-Benz que, com 12.055 veículos vendidos, fecha o pódio e vence a luta entre os premium.
No quarto lugar surge a Dacia, símbolo que continua a surpreender tendo fechado 2022 – depois de 10.157 matrículas – com um crescimento de 74,4% relativamente a 2021. No quinto lugar aparece a BMW, no sexto a Toyota e no sétimo lugar, bem perto da marca japonesa, a Citroën. A Volkswagen ocupa o oitavo lugar, a Hyundai o nono e a FIAT fecha o top 10 com 6.655 automóveis comercializados.
Top 10 nacional por modelo
Na lista dos 10 modelos mais vendidos em Portugal no ano de 2022, encontramos – sem grande surpresa, diga-se – o Peugeot 2008 no primeiro lugar. Com 6001 unidades matriculadas, bateu o seu irmão 208 por quase 1000 unidades, 5008 matrículas que lhe valeram o terceiro lugar do pódio. Pelo meio, no segundo lugar, não está um Renault, mas está o Dacia Sandero, modelo que registou um crescimento de 44% relativamente a 2021 para um total de 5054 automóveis vendidos.
O quarto e quinto lugares pertencem à dupla da Renault, Captur e Clio, respectivamente, seguindo-se outro francês no sexto lugar, o Citroën C3. O sétimo lugar foi conquistado pelo primo alemão dos já referidos modelos da Stellantis, o Opel Corsa, e logo a seguir outro germânico, mais premium, o Mercedes-Benz Classe A. Com o Duster no nono lugar, a Dacia coloca dois modelos no top 10 nacional de 2022, lista que encerra com o inconfundível FIAT 500.
10 factos curiosos que não saltam imediatamente à vista
Analisar o relatório anual de vendas por modelo da ACAP – Associação Automóvel de Portugal é sempre uma experiência pela qual aguardo com expectativa, uma vez que os seus números “escondem” algumas informações curiosas no meio daquelas mais fáceis de identificar. Seguem-se, então, 10 “sabias que” que provavelmente não sabias:
- A Peugeot vendeu mais unidades do 2008 do que a Ford ou a Nissan considerando todos os seus modelos?
- O Jaguar mais vendido em Portugal é o 100% eléctrico i-Pace?
- O Formentor foi responsável por mais de 70% das vendas da Cupra?
- A Alfa Romeo registou um crescimento de 174,19% devido ao lançamento do Tonale?
- A Ferrari vendeu praticamente o dobro das unidades matriculadas pela Lamborghini?
- A regressada MG ainda registou 28 unidades em 2022?
- O Volkswagen preferido dos portugueses é o também “português” e “Made in Palmela” T-Roc?
- O número de modelos Porsche vendidos é superior ao número de Volkswagen Golf?
- O Hyundai Kauai é o automóvel coreano de que os portugueses mais gostam?
- As antigamente tão apreciadas station wagon Volvo já só representam cerca de 13,5% das vendas da marca em Portugal?
Fonte: ACAP