Bentley despede-se do motor W12 com a versão mais potente de sempre
A Bentley anunciou que a produção do seu icónico motor W12 irá cessar em Abril de 2024. Depois de mais de 100.000 unidades produzidas na fábrica em Crewe, chega assim ao fim a história de um dos mais importantes motores de combustão do século XXI. Esta á uma decisão estratégica para a Bentley, uma despedida que se justifica pelo seu compromisso de se tornar um líder em mobilidade sustentável de luxo.
No entanto, a Bentley preparou uma saída de cena em grande para o seu ícone mecânico de doze cilindros, desenvolvendo uma derradeira versão do W12 com 750 cavalos de potência e 1000 Nm de binário. Dezoito exemplares do Batur, fabricados à mão pela Mulliner, são os escolhidos para receber esta última iteração do poderoso motor da Bentley.
Fica para a história
Quando a produção do W12 chegar ao fim, daqui a pouco mais de um ano, todos os modelos Bentley vão estar disponíveis com uma motorização híbrida nas suas gamas. O reinado do W12 – motor que fez a sua estreia no Continental GT – chegará assim ao fim e será remetido para os livros de história.
Cada motor W12 é construído à mão durante seis horas e meia por uma equipa de artesãos – 30 elementos que serão requalificados e redistribuídos para novas funções na fábrica da Bentley – antes de ser submetido a um intensivo regime de testes durante mais de uma hora em equipamentos de diagnóstico especializados. Todas as semanas, um motor é submetido a um ciclo de testes prolongado e é depois completamente desmontado para inspeção. Because Bentley.