CaetanoBus: Autocarros eléctricos “Made in Portugal” seguem viagem para a Alemanha
A CaetanoBus anunciou o estabelecimento de um acordo com o operador de transportes públicos alemão Deutsche Bahn para o fornecimento de autocarros eléctricos movidos a hidrogénio. No seguimento de um exigente concurso internacional, foi assinado o maior acordo-quadro de sempre na Europa, através do qual a CaetanoBus irá fornecer à Deutsche Bahn 60 unidades do modelo de autocarro H2.CityGold.
Este modelo, o primeiro movido a hidrogénio da CaetanoBus, contará com a mais recente geração de pilha de combustível da Toyota. O modelo H2.CityGold é o resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo que a empresa portuguesa foi a primeira na Europa a utilizar a tecnologia japonesa. O modelo conta já com 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal, chegando também a destinos como a Arábia Saudita e a Austrália.
O modelo H2.City Gold, “co-branded” entre a CaetanoBus e a Toyota, é um autocarro com 12 metros de comprimento e de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota que terá uma potência nominal de 70 kW. Esta segunda geração da tecnologia é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais potência do que a geração anterior.
Com esta nova geração, a equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus aproveitou também para melhorar a integração desta no autocarro, utilizando agora o calor libertado da pilha de combustível para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro. A CaetanoBus está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução.
Estas evoluções e melhoramentos têm como principal objectivo exceder as expectativas dos clientes e reduzir ao máximo o impacto ambiental. O H2.City Gold está também equipado com um conjunto de baterias LTO com uma capacidade de 44 kWh e um motor eléctrico com uma potência de 180 kW. O H2.City Gold proporcionará uma autonomia superior a 500 quilómetros, sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais com motor Diesel num único abastecimento.