Renault revela o novo Espace. Sim, é um SUV
Ainda que muito discretamente, os teasers que a Renault foi divulgando ao longo dos últimos meses já quase tinham confirmado as nossas suspeitas, agora sim, confirmadíssimas. O novo Espace rompe com o visual das cinco gerações anteriores e troca a silhueta monovolume por uma assumidamente SUV. É verdade que a geração anterior já revelava uma postura mais elevada, mas este novo Espace, disponível em versões de 5 e de 7 passageiros, não deixa margem para dúvidas.
Esta é a nova aposta da Renault para os segmentos C e D, a qual, segundo a marca, mantém intactos o carácter e ADN das gerações que o antecederam, apostando em níveis referenciais de habitabilidade que continuam a fazer do Espace um excelente companheiro de viagem. Uma escolha de materiais requintados, a atenção ao detalhe e a inclusão de elementos como o teto panorâmico com mais de um metro quadrado de área promete fazer do habitáculo do Espace um ótimo sítio para se estar.
Construído sobre a plataforma CMF-CD, o novo Espace não só é 215 kg mais leve do que o seu antecessor como aposta numa motorização híbrida de 200 cavalos para assim conseguir uma combinação mais eficiente. O consumo declarado de apenas 4,6 l/100 km permite-lhe uma autonomia potencial de 1100 quilómetros. Quanto a emissões de CO2, a Renault declara 104 gramas por quilómetro. Pode, igualmente, estar equipado com o sistema 4Control Advanced, de quatro rodas direcionais. As encomendas para o novo Espace terão início na primavera de 2023.