Audi TT: 25 anos de um design inconfundível inspirado pela Bauhaus
Vinte e cinco anos e três gerações depois, o Audi TT é hoje reconhecido como um símbolo na história recente da marca dos quatro anéis, um desportivo a cujo design – inspirado na centenária Bauhaus – é impossível ficar indiferente. Mostrado ao público pela primeira vez em 1995, no Salão de Frankfurt, ainda sob a forma de um estudo, o TT viria a ser oficialmente lançado em 1998.
“Para nós, o maior elogio foi quando a imprensa especializada observou com apreço que pouco tinha mudado do estudo para o modelo de produção em série, embora tivéssemos, naturalmente, de adaptar muitos detalhes devido às especificações técnicas para a versão de produção em série, incluindo as proporções”, Torsten Wenzel, designer da Audi.
A primeira geração do TT
A produção em série do Audi TT Coupé teve início em 1998, chegando ao mercado, um ano mais tarde, o TT Roadster. E assim como o estudo revelado três anos antes, o novo TT baseava-se na plataforma de motor transversal do VW Golf IV. O TT foi produzido pela Audi Hungaria Motor Kft. na Hungria, para onde as carroçarias pintadas eram transportadas durante a noite por caminho-de-ferro, saindo de Ingolstadt, na Alemanha. Este método de produção entre Ingolstadt e Győr, onde era feita a montagem final, era único na indústria automóvel naquela altura. A gama de motores era vasta e incluía motores turbo de quatro cilindros com um nível de potência que variava entre 150 e 240 cv, bem como com uma motorização V6 com 250 cv. Ao longo de oito anos de produção, 178.765 Audi TT Coupé de primeira geração (Type 8N) saíram da linha de produção até meados de 2006. Exatamente 90.733 Audi TT Roadster foram fabricados entre 1999 e 2006.
Segunda geração estreia versões RS
Nas duas gerações que se seguiram, os designers decidiram manter a abordagem de “redução ao essencial” como princípio de design dominante, algo que se torna evidente, por exemplo, no design minimalista e elegante quer do exterior, quer do interior. A forma arredondada e o motivo circular permaneceram elementos típicos do estilo do TT, funcionando como unificadores no design exterior e interior. A segunda geração do TT foi lançada em 2006 (Coupé) – em 2007 chegou o Roadster – e baseava-se na plataforma da segunda geração do Audi A3. Pela primeira vez, estavam disponíveis amortecedores adaptativos com tecnologia Audi magnetic ride. Em 2008, foi lançado o modelo desportivo TTS com um motor turbo de 2 litros e 272 cv, seguido um ano depois pelo TT RS com um motor turbo de 2,5 litros e cinco cilindros com 340 cv e 360 cv no Audi TT RS plus. Em 2008, a Audi lançou o TT 2.0 TDI quattro – o primeiro automóvel desportivo de produção do mundo a ser equipado com um motor Diesel.
Terceira geração chega aos 400 cavalos
A terceira geração do TT foi lançada em 2014 e, mais uma vez, a Audi usou a nova geração para reduzir o seu peso. O TT Coupé, com um motor 2.0 TFSI e transmissão manual, pesava apenas 1.230 quilos, até 50 quilos mais leve do que anteriormente. Para os novos TT e TT RS, os designers reinterpretaram as linhas originais do TT de 1998 e adaptaram-nas à era moderna. O TT de terceira geração marcou a estreia do Audi virtual cockpit – um painel de instrumentos totalmente digital – bem como do monitor MMI. Em 2016, a Audi utilizou pela primeira vez, no TT RS, elementos LED orgânicos na iluminação, conhecidos como tecnologia OLED. A gama de motores contava com o motor turbo de 2 litros e 310 cv do TTS e com o motor turbo de 2,5 litros e cinco cilindros com 400 cavalos do TT RS. Com o modelo especial de celebração Audi TT RS Coupé iconic edition – pintado em Nardo Gray e limitado a 100 unidades – a Audi reúne os destaques de design e de tecnologia de um quarto de século do TT.
Sabias que…
O nome do modelo “TT” é uma reminiscência da lendária prova Tourist Trophy na Ilha de Man, um dos mais antigos eventos de desportos motorizados do mundo e onde a NSU e a DKW – antigas marcas do grupo – celebraram grandes sucessos com as suas motos. O nome “TT” também recorda o desportivo NSU TT da década de 1960.