Apresentação nacional Volvo EX90: 7 lugares e 100% elétrico
A convite da Volvo Portugal, fui conhecer de perto o seu novo SUV de 7 lugares 100% elétrico, o EX90.
Apesar deste primeiro contacto presencial não me ter proporcionado ainda a possibilidade de o conduzir, regressei com muito boas impressões do novo EX90. Esteticamente, assemelha-se a um XC90 atualizado, algo que, a meu ver, é bom. É grande, obviamente, mas a proporcionalidade entre secções da sua carroçaria está muito bem conseguida, transmitindo a robustez habitual da Volvo, sem perder a obrigatória elegância do seu design.
O maior destaque visual é, na minha opinião, o facto do EX90, sendo elétrico, não ter grelha dianteira, mas ainda assim manter intacta a sua identidade, facto para o qual também contribui a nova interpretação da iluminação diurna com o já conhecido martelo de Thor. E já que falei de aerodinâmica, destaque para um eficiente coeficiente de apenas 0,29, desempenho para o qual também ajudam os puxadores de porta embutidos.
O EX90 é o Volvo mais seguro de sempre
No interior, o EX90 eleva a fasquia em termos de simplificação, prescindindo, quase na totalidade, de comandos físicos. O grande ecrã tátil do sistema de infotainment assume-se como a central de comando do maior dos SUV da Volvo, o qual se destaca, segundo a marca, por ser um verdadeiro familiar de 7 lugares. Os bancos da terceira fila podem, obviamente, ser rebatidos. Desta forma, cria-se, assim, um espaço de carga quase plano, beneficiando a versatilidade de utilização.
Algo de que a Volvo também se orgulha é da reduzida pegada ecológica do seu SUV puramente elétrico. O EX90 não utiliza pele de origem animal e as matérias-primas a que recorre são de fonte certificada, como por exemplo, a madeira no habitáculo. Quanto a materiais reciclados, são ainda utilizados 48 kg de plástico, bem como 15% do aço necessário para a construção da carroçaria. No que diz respeito a segurança, a Volvo declara com convicção: O novo EX90 é o seu modelo mais seguro de sempre.
O EX90 vai estar disponível em três versões: Single Motor com 279 cavalos, tração traseira, bateria de 104 kWh e autonomia de 580 km; Twin Motor com 408 cavalos, tração integral, bateria de 111 kWh e autonomia de 600 km; Twin Motor Performance com 517 cavalos, tração integral, bateria de 111 kWh e autonomia de 590 km. Níveis de equipamento são igualmente três, Core, Plus e Ultra, sendo que a versão Single Motor só está disponível nos dois primeiros.
As primeiras unidades deverão chegar aos clientes no final de 2024 e os preços em Portugal iniciam-se nos 88.200 euros.