Novo Hyundai Kauai: “Maior, mais arrojado e mais dinâmico”
O título é da autoria da própria Hyundai e decidi “roubá-lo” porque após um primeiro breve contato com o novo Kauai na sua apresentação nacional, tenho de concordar com tudo o descrito.
Assente sobre a plataforma K3 da Hyundai, o novo Kauai cresceu em todas as direções. E isso é notório logo nos primeiros momentos passados na sua companhia. Posicionando-se, assim, no topo do segmento B, são destaque o muito espaço disponível no banco traseiro – graças a mais 60 milímetros de distância entre eixos – bem como a bagageira com um volume referencial de 466 litros.
A combinação das suas maiores dimensões com o referido design arrojado resulta, efetivamente, num dos SUV de segmento B mais dinâmicos e com mais caráter do mercado. O novo Kauai é, sem dúvida alguma, um automóvel com presença. Principalmente se pintado numa cor que dê o devido destaque aos elementos pretos da carroçaria. Gostei muito de o ver com pintura em vermelho.
A versão N Line eleva ainda mais o dinamismo do Kauai. Conta, por exemplo, com para-choques com design exclusivo, elementos na cor da carroçaria e outros em preto brilhante, saídas de escape desportivas e jantes de 18 polegadas, bem como, no interior, com pedais metálicos e manípulo de caixa específico.
No habitáculo, os plásticos são maioritariamente rijos, mas neste primeiro contato não senti em momento algum que a sensação de qualidade não estivesse à altura do esperado para o segmento. Acima de tudo, aprovo que a Hyundai tenha mantido botões de atalho físicos para o infotainment, solução que se prolonga, felizmente, à consola da climatização. Não complicar é um trunfo num automóvel que se quer simples de utilizar, todos os dias da semana.
Kauai elétrico no final de 2023
Neste primeiro contato tive oportunidade de testar, brevemente, o motor 1.0 T-GDi de acesso à gama equipado com caixa DCT de 7 velocidades (2.000 €). São 120 cv de potência e 200 Nm de binário, enérgicos números à altura deste maior Kauai mas que, em ambiente citadino e com utilização intensiva do ar condicionado, parecem continuar algo gastadores, principalmente quando comparados com alguns propulsores equivalentes da concorrência. Porém, só o poderei confirmar num ensaio mais prolongado.
Para além da versão térmica, a gama inclui igualmente a versão híbrida de 141 cavalos, bem como uma 100% elétrica. Esta última tem chegada prevista para o final de 2023.
O Hyundai mais vendido em Portugal
Mais do que as impressões de condução algo inconclusivas após um curto teste em pleno centro de Lisboa, regressei com a certeza de que o Kauai é agora, claramente, uma melhor proposta para uma pequena família. O seu crescimento beneficiou a habitabilidade e a versatilidade, sem com isso prejudicar a facilidade de condução que se espera de um SUV para “fintar” a cidade.
Gostei, também, do design intuitivo e funcional do tablier e consola, com botões físicos, fáceis de encontrar e de usar. A dotação de equipamento de segurança e conectividade é igualmente elevada e a obrigatória digitalização não faltou à chamada, com o painel de instrumentos digital a prolongar-se ao ecrã central no infotainment num só elemento no topo do tablier.
O design exterior é arrojado, sim, e pode até não “funcionar” para todos os clientes. Mas identidade não lhe falta, elogio que também já podia ser feito à primeira geração do Kauai. Aplaudo, por isso, o trabalho da Hyundai nesse campo com, por exemplo, a assinatura de luz horizontal a assumir um destaque especial. É moderno, diferente e, principalmente, original. Assim, acredito que tenha tudo para continuar a ser o modelo Hyundai mais vendido em Portugal, onde o nome Kauai representa cerca de 40% das vendas.
Preços Hyundai Kauai
- 1.0 T-GDi Premium – 29.000 €
- 1.0 T-GDi N Line – 31.500 €
- HEV Vanguard – 36.500 €
- HEV N-Line – 39.500 €