Porsche 911 S/T: motor do GT3 RS e caixa manual para celebrar os 60 anos do mítico 911
De forma a celebrar o 60º aniversário do seu 911, a Porsche apresentou o novo 911 S/T. Uma versão especial desenvolvida para proporcionar o máximo e mais puro prazer de condução. Combinando elementos do 911 GT3 com Pacote Touring com os do GT3 RS, o novo 911 S/T está equipado com o motor atmosférico 4.0 litros de 525 cavalos, bem como com uma transmissão manual de seis velocidades com relações curtas.
A elevada potência aliada ao baixo peso – 1.380 kg, número que faz do 911 S/T o mais leve entre todos os 911 da atual geração 992 – é sinónimo de uma agilidade e performance de topo. Por oposição ao GT3 RS, o foco do desenvolvimento do novo S/T não foi a utilização em circuito, mas sim as deslocações quotidianas em estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h.
O novo S/T inspira-se no espírito do 911 S (ST) original, versão que incluía modificações no chassis, jantes e motor, bem como na carroçaria. Esta versão especial passou a fazer parte da gama 911 em 1969. Em opção, para o novo S/T, a Porsche propõe igualmente o Pacote Heritage Design, inspirado na versão de competição do 911 S do final da década de 1960, início da década de 1970.
911 S/T: produção limitada a 1963 exemplares
A construção de baixo peso é um dos pilares da exímia performance do novo membro da família 911 GT. Este recorre, por exemplo, a um capot, tejadilho, guarda-lamas, portas e entradas de ar fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono. O mesmo conceito aplica-se à célula de segurança, à barra estabilizadora do eixo traseiro e ao elemento de reforço do eixo traseiro.
As jantes em magnésio, o sistema PCCB, uma bateria de iões de lítio de baixo peso e vidros ligeiros fazem igualmente parte da lista de equipamento de série. A supressão do eixo traseiro direcional e a redução de peso do motor – por exemplo, através de embraiagem de baixo peso e volante monomassa – também contribuem para que o novo S/T seja 40 kg mais leve do que um GT3 Touring com caixa manual.
O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. A sua produção está limitada a 1963 unidades, ano de lançamento do icónico desportivo de Estugarda.