Novo Volkswagen Tiguan: híbrido plug-in chega aos 100 quilómetros de autonomia elétrica
O Tiguan, um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen, conta já com mais de 7,6 milhões de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2007. A terceira geração agora revelada promete dar continuidade a esse sucesso comercial com um novo visual, mais tecnologia e motorizações modernizadas.
No exterior, o Tiguan apresenta um design completamente novo onde é destaque a preocupação da marca com o desempenho aerodinâmico do seu novo SUV. Neste aspeto, o coeficiente de resistência aerodinâmica melhorou de 0,33 para 0,28, algo que é particularmente relevante para a eficiência das suas motorizações.
Debaixo do capot, o novo Tiguan pode esconder motorizações TSI a gasolina, TDI a gasóleo, bem como soluções eletrificadas como os motores eTSI equipados com tecnologia mild hybrid ou os eHybrid com configuração híbrida plug-in. Estes últimos, nesta sua mais recente evolução, prometem uma autonomia elétrica que pode chegar aos 100 quilómetros, bem como carregamentos mais rápidos, pela primeira vez, através de corrente direta.
Do ponto de vista tecnológico, o Tiguan promete elevar a fasquia em termos de assistência à condução, bem como ao nível do infotainment, sistema cujo ecrã pode chegar às 15 polegadas. A plataforma MQB evo permite igualmente a adoção da nova tecnologia de controlo adaptativo do chassis com duas válvulas por amortecedor, prometendo, por um lado, maior conforto de rolamento e, por outro, um superior desempenho dinâmico.
O novo Volkswagen Tiguan tem chegada prevista a Portugal no segundo semestre de 2024.