Apresentação nacional KIA EV9: SUV elétrico topo de gama desde 77.000 euros
A convite da KIA Portugal, estive na apresentação nacional do novo KIA EV9, o novo topo de gama da marca coreana, 100% elétrico e com lotação para sete passageiros.
Não há como negá-lo. A KIA está a atravessar um excelente momento e o design arrojado e diferenciador da nova geração de modelos elétricos – iniciada pelo EV6 – é só apenas mais um dos muitos argumentos que convence um cada vez maior número de condutores. Outro fator importante, segundo nos foi comunicado, foi a adoção do novo símbolo, uma modernização de imagem que teve muita influência na forma como a KIA é vista pelo público em geral.
O EV9 surge assim como um novo membro da família EV da KIA, 100% elétrica, na qual a marca prevê incorporar, nos próximos três anos “e picos”, nada menos do que catorze novos modelos. Uma estratégia que visa atingir a marca de 1,2 milhões de automóveis elétricos vendidos na Europa até 2030. Ambição não falta à KIA, marca que tem igualmente como objetivo vender 8.500 unidades no mercado português já em 2024, superando as 7.000 entregas previstas até ao final de 2023.
Design exterior
Assumindo-se como o topo de gama atual da KIA, o novo EV9 – tal como o EV6 antes de si – não vai, garantidamente, passar despercebido. E não me refiro apenas à sua dimensão, mas também, e principalmente, ao seu design. Imponente, moderno, inovador, corajoso e pleno de carácter, de presença e de identidade. Os adjetivos e as características acumulam-se para descrever um automóvel cujas imagens falam por si, facilitando-me o trabalho de o descrever nestas linhas.
Reconheço que, aos olhos dos clientes mais conservadores, a primeira sensação talvez seja a de alguma dúvida, mas é exatamente desta frescura e abordagem disruptiva ao design que a indústria – e em especial o segmento SUV – tanto necessita. Está tudo muito igual, muito “colado” e a KIA quer seguir, e bem, o seu percurso estilístico, tendo inclusivamente mostrado recentemente imagens do futuro EV5, bem como dos concepts EV3 e EV4. Estão cheios de força e os próximos anos prometem continuar com esta onda diferenciadora.
Por dentro
A bordo do EV9 impera uma sensação de espaço infindável, um autêntico lounge composto por três filas de bancos. O teste à última delas terá de ficar para uma próxima oportunidade, durante um ensaio mais prolongado, mas sentei-me brevemente na segunda fila e posso adiantar-vos que é, no que a habitabilidade diz respeito, impressionante. A capacidade da bagageira é de 828 litros em configuração de cinco lugares e de 333 litros na de sete passageiros.
À frente, salta imediatamente à vista a digitalização, o Panoramic Wide Display que incorpora três ecrãs distintos: o painel de instrumentos e o ecrã do infotainment, ambos com 12,3 polegadas, bem como um de 5,3 polegadas, colocado ao centro, para controlo das funções de climatização (apesar de estarem disponíveis alguns comandos físicos ao centro do tablier). Ao sistema de infotainment não faltam igualmente botões táteis que servem de atalho às suas principais funcionalidades. Destaque ainda para a colocação do seletor da transmissão na coluna de direção – onde também está o botão para ligar e desligar o motor – e na sua lateral, do botão do travão de estacionamento, bem como para a adoção de vários materiais mais ecológicos, como plásticos PET reciclados e uma alternativa ao couro feita de biopoliuretano.
Motorizações
No mercado nacional estarão disponíveis duas versões – First Edition e GT-Line – que se distinguem pela motorização, tração e pelo equipamento oferecido. Neste último aspeto, o EV9 aposta, por exemplo, num completo pacote de sistemas de assistência à condução. Ambas as versões estão equipadas com uma bateria de 99,8 kWh, mas a First Edition adota uma configuração de motor e tração traseiros, disponibilizando 204 cavalos e 350 Nm de binário. A autonomia total é de 563 quilómetros em ciclo WLTP, a velocidade máxima é de 185 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 9,4 segundos.
Já o EV9 GT-Line aposta numa combinação de dois motores, um por eixo, para proporcionar o argumento adicional da tração integral e valores de potência e binário de 385 cavalos e 700 Nm, respetivamente. A velocidade máxima sobe para 200 km/h e o arranque até aos 100 km/h “desce” para 5,3 segundos. A autonomia segundo a norma WLTP é, neste caso, de 505 quilómetros. A potência máxima de carregamento é, em ambos, de 210 kW.
Condução
Ao volante de um EV9 First Edition – e apesar deste primeiro contato dinâmico ter sido breve e quase todo feito sob chuva intensa – regressei com muito boas impressões do novo SUV da KIA. A colocação da bateria – com 560 kg – sob o piso compensa o peso total elevado (o qual varia entre os 2.426 e os 2.674 kg) com um centro de gravidade baixo, favorecendo a dinâmica do enorme EV9. A suspensão multibraços na traseira possui, igualmente, sistema autonivelante em função da carga, o que ajuda também a explicar o eficaz controlo dos movimentos excessivos da carroçaria. O peso está lá, é óbvio, mas em condução moderada, ao ritmo a que um grande familiar deve ser conduzido, e depois de nos habituarmos à sua impressionante largura, o EV9 conduz-se como um SUV bastante mais compacto.
No percurso realizado em autoestrada, não pude deixar de ficar impressionado pelo baixo ruído aerodinâmico sentido, com o volumoso EV9 a furar o ar com bastante mais eficácia do que a sua carroçaria deixa antever, desempenho expresso pelo cd de 0,28 para o qual também contribuem as cortinas ativas na dianteira. Por outro lado, este elevado refinamento de rolamento é igualmente explicado pelos vidros laminados e por uma maior utilização de material isolante. A bordo, pouco se ouve vindo do exterior, convidando a longas viagens em família, em absoluto conforto, com uma abordagem refinada que justifica o posicionamento atual da marca, não se assumindo como premium, mas distanciando-se, moderamente, das marcas ditas generalistas. O consumo neste primeiro ensaio – totalmente realizado com ar condicionado ligado – foi de 20 kWh/100 km.
Gama KIA EV9
A gama nacional do EV9 distribui-se por dois níveis de equipamento: First Edition, disponível a partir de 77.000 euros; GT-Line, disponível a partir de 88.900 euros.
Estão disponíveis sete cores, Snow White Pearl, Aurora Black Pearl, Flare Red, Pebble Grey, Iceberg Green, Ivory Silver (com acabamento brilhante e exclusiva do EV9 First Edition) e Ocean Blue (herdada do Concept EV9 e específica da versão topo de gama GT-Line).
As primeiras entregas deverão ocorrer ainda durante o mês de novembro.