Toyota apresenta o novo crossover urbano C-HR
A Toyota apresentou em solo nacional o novo C-HR, o seu crossover urbano de sucesso que já conta com 6 anos de vida. Nesses seis anos, foram muitas as unidades vendidas e, agora, foi altura de receber um design novo, com muita inspiração no, também novo, Prius. O que também foi buscar ao Prius foi a motorização, com a versão híbrida já conhecida e, mais tarde, irá receber a versão plug-in. Argumentos para fazer deste C-HR um produto relevante no mercado e torná-lo, talvez, ainda mais amigo do ambiente.
Amigo da cidade
Foi neste ambiente que foi apresentado há 6 anos. Isto, porque, apesar de ser um crossover – uma mistura entre um SUV pequeno e um compacto familiar – as suas pretensões sempre foram a mobilidade urbana. Acompanhar o consumidor jovem adulto num estilo de vida que passa, cada vez mais, pela cidade. Isto, sem perder as suas competências familiares e ecológicas. Como é apanágio da Toyota, a motorização é híbrida. Adiciona, em breve, o motor híbrido recarregável, para aqueles que querem, e conseguem, fazer um maior uso do motor eléctrico. Mas o híbrido já faz esse trabalho muito bem, para quem não quer gastar mais uns “cobres”.
Electrificação e europeu
O objectivo da Toyota é alcançar a electrificação total em 2035, embora já o faça há muito tempo. São pioneiros nas motorizações híbridas e já têm, há muito tempo, quase toda a gama electrificada, principalmente com motorizações híbridas. Os plug-in juntaram-se há pouco tempo, e o 100% eléctrico no ano passado, com o Toyota bZ4X.
Este novo C-HR será exclusivo para a Europa e aposta em quatro pilares para agradar ao consumidor europeu: estilo, experiência do utilizador, preocupação ambiental e desempenho/performance. Falemos deste último.
Embora não acredite que o consumidor actual tenha essa preocupação em mente – falo, até, por mim que, embora adore carros e performance, dou cada vez menos valor a esta vertente, em beneficio de outras – terá, certamente, gosto em, de vez em quando, pisar o acelerador e sentir o seu carro a andar “como deve ser”. Para isto, o motor híbrido de 1.8 litros e 140 cavalos deverá ser suficiente. O consumo oficial desta versão é de 4,7 litros aos 100 km. Quem quer mais potência e, também, uma autonomia eléctrica oficial de 66 km, pode optar pela versão híbrida recarregável, com 223 cavalos, que acelera dos 0-100 km/h em 7,2 segundos.
Preço e equipamento
Relativamente aos restantes pilares, quem conhece a Toyota sabe que estrão asseguradas. O design deste novo C-HR vai agradar a quem, por exemplo, gostar de carros conceptuais, uma vez que a versão final e o concept são muito similares. O interior é amigo do ambiente, com utilização de materias reciclados e sem origem animal.
As versões serão as já conhecidas da marca: Confort, Square Collection e Lounge, sendo que a previsão da Toyota é que vendam cerca de 63% em versões Square Collection, com um preço de venda de 40.800€ para um carro que traz, por exemplo, jantes em liga leve de 18 polegadas, vidros traseiros escurecidos e espelhos retrovisores retráteis, carregador sem fios para smartphone, entrada e ignição sem chave. Isto tudo a juntar ao muito equipamento que a versão Confort já traz, como a câmara traseira, painel de instrumentos digital de 12 poleadas, ar condicionado automático e todos os sistemas de segurança ajuda à condução.
A versão Confort deste C-HR custa 36.900€ e a Lounge 43.360€. A garantia é de 3 anos sem limite de quilómetros, com a possibilidade de estender até aos 10 anos e 200 mil quilómetros, bastando fazer, a cada 12 meses, a revisão numa oficina autorizada Toyota.