Renault Koleos: melhor e mais barato. Mas como?
Acima do novo Captur, que vos traremos em breve, e também acima do Kadjar, a gama SUV da Renault inclui igualmente este novo Koleos, um nome por vezes injustamente esquecido. Na verdade, não é novo, mas renovou-se. E com esta renovação vêm novos argumentos que se juntam aos muitos que já lhe eram reconhecidos. A maior das novidades é que agora até já inclui um motor mais bem ajustado à fiscalidade portuguesa, o novo 1.7 Blue dCi com 150 cavalos.
E para além de lhe assentar bastante bem, capaz de dar ao Koleos um andamento mais do que suficiente para as SUVidades diárias dos seus 1700 kg, fez também o preço descer nada menos do que dez mil euros. Um número que, a menos no preço, representa, mesmo a “mais de 300 paus o litro”, bastante mais gasóleo no depósito. Se bem que, considerando o tamanho do maior dos SUV do losango francês, ele nem mostra assim tanta sede. Com alguma moderação, é fácil manter o computador de bordo abaixo dos 8 lt/100 km.
Exteriormente, por onde o Koleos passa, não passa despercebido. E muito por culpa da secção dianteira com linhas agressivas e que lhe conferem uma pose decidida e impactante, características que, no entanto, não estão tão presentes na lateral e traseira, o que resultaria num conjunto mais homogéneo. As diferenças face ao Koleos anterior são discretas, destacando-se, por exemplo, as novas protecções inferiores da carroçaria e grelha dianteira, bem como uma maior quantidade de pormenores cromados.
Koleos é Classe 1 com Via Verde. Passageiros também viajam em primeira classe
Por dentro, espaço, espaço e mais espaço. E conforto. Muito conforto. Principalmente para quem tem o prazer de viajar à frente, comodamente instalado nos sofás que a Renault fez questão de dar a este Initiale Paris. Sim, porque bancos não são certamente. Aquecem o corpinho no Inverno, refrescam-no durante o Verão e agora também massajam o condutor. Para quem viaja atrás, o encosto pode agora ser regulado em duas posições de inclinação, ideal para “passar pelas brasas” nas longas viagens.
Em estrada aberta, viajar a bordo do SUV premium da Renault é uma óptima experiência. E nas auto-estradas nacionais até paga Classe 1 com Via Verde para ajudar à poupança que o motor 1.7 Diesel possibilitou. Já quando o alcatrão termina, e mesmo com as novas protecções e 190 milímetros de altura livre ao solo, custa atirar com o Koleos para o mato e não nos encolhermos quando ouvimos uma pedra a bater por baixo ou o sentimos a raspar ligeiramente quando abusamos. Ele não se queixa, atenção, mas o tapete negro de alcatrão é a sua casa. No entanto, testámos o seu lado mais aventureiro e não sentimos falta da tracção integral – com que conta na versão com motor de dois litros com 190 cavalos – nos caminhos e pequenos trilhos para onde o atirámos.
A gama do novo Koleos começa nos 45 320 euros do nível Intens, mas este Initiale Paris de 150 cavalos custa 50 840 euros. É muito? Para mim é, porque não os tenho. Mas a verdade é que o Koleos é um SUV muito completo. Bem sei que nem sempre consigo evitar exprimir a minha incompreensão para com a loucura deste formato tão na moda, mas desta vez tenho de o admitir: com tanto espaço e conforto, soube-me bem passar uns dias Koleos.