Hyundai Inster aponta ao segmento A 100% elétrico
Apresentado hoje no Salão Internacional da Mobilidade de Busan, o novo Inster é a proposta da Hyundai para o segmento A 100% elétrico. O pequeno SUV de design futurista inspira-se no Casper, modelo introduzido em 2021 e vendido em exclusivo na Coreia, mas evolui em termos de dimensões, quer da carroçaria, quer entre eixos.
A Hyundai assume que o novo Inster será capaz de oferecer a manobrabilidade e facilidade de condução que se espera de um citadino, mantendo, ao mesmo tempo, um espaço interior prático e confortável para o quotidiano, quer no habitáculo, quer na bagageira – 280 litros; 351 litros com bancos traseiros deslizantes e rebatíveis. No exterior, a postura SUV é realçada pelos faróis LED e pela pintura em dois tons, bem como pelas proteções inferiores da carroçaria. As jantes têm 15 ou 17 polegadas, consoante o nível de equipamento.
Em termos de digitalização, apesar da sua compacidade, o Inster está equipado com dois ecrãs de 10,25 polegadas, um para o painel de instrumentos, outro para o sistema de infotainment com navegação integrada, não lhe faltando, também, uma base de carregamento wireless para smartphones. Ao nível da versatilidade, o Inster pode ver os seus bancos serem todos rebatidos, inclusivamente o do condutor. À frente, os dois bancos podem ser substituídos por um corrido.
Duas motorizações e duas baterias na gama
A Hyundai propõe duas opções de motor e bateria para o novo Inster. A versão de acesso dispõe de um acumulador de 42 kWh e de um motor de 97 cavalos e a Long Range combina uma bateria de 49 kWh com uma versão de 115 cavalos do motor elétrico. O binário é de 147 Nm em ambos os Inster. A autonomia WLTP declarada é de 355 quilómetros no caso da versão Long Range, com um consumo estimado de 15,3 kWh/100 km. A versão de acesso dispõe de uma autonomia ligeiramente acima de 300 km.
Em termos de carregamento, o pequeno elétrico da Hyundai suporta uma potência máxima DC de 120 kW, estando equipado de série com um carregador de bordo de 11 kW. Estão igualmente disponíveis um sistema de aquecimento da bateria e uma bomba de calor, bem como a funcionalidade Vehicle-to-Load. Em termos de sistemas de assistência ao condutor, a marca coreana promete disponibilizar a melhor oferta do segmento.
O Inster será lançado numa primeira fase na Coreia, chegando posteriormente à Europa. A gama contará igualmente com uma inédita variante Cross, de inspiração mais robusta e aventureira.