Ford Ranger agora também em inédita versão Plug-In Hybrid
A Ford apresentou – no âmbito do salão IAA Transportation em Hannover – a nova Ranger PHEV, uma inédita versão híbrida plug-in da sua comercialmente bem-sucedida pick-up. A variante de lançamento Stormtrak é igualmente novidade, complementando a gama composta pelos níveis de equipamento já existentes Wildtrak e XLT.
Tendo por base a mecânica 2.3 litros da família Ecoboost, o novo propulsor híbrido plug-in recorre igualmente a uma máquina elétrica com 75 kW de potência e a uma bateria com capacidade útil de 11,8 kWh para disponibilizar uma potência total de 279 cavalos e um binário máximo de 690 Nm de binário. A autonomia elétrica declarada é de 45 quilómetros e através de um carregador monofásico de 16 Amperes, é possível carregar a bateria em menos de quatro horas.
Com estes números, a Ford garante que a nova Ranger PHEV não faz qualquer cedência ao nível dos seus já reconhecidos atributos, seja de capacidade de reboque, carga útil e aptidões para o todo-o-terreno. A essa lista, acrescenta agora o argumento de uma autonomia elétrica de cerca de 45 quilómetros.
Em termos de versatilidade de utilização, a pick-up PHEV da marca da oval azul promete elevar a fasquia ao introduzir a funcionalidade Pro Power Onboard, através da qual é agora possível utilizar ferramentas elétricas com até 6,9 kW alimentadas diretamente pela bateria da Ranger, evitando o recurso a um gerador externo.
Ao nível do chassis, a Ford Pro, através da sua equipa de engenharia, desenvolveu uma afinação específica para a suspensão tendo em conta a distribuição de peso específica da nova versão híbrida plug-in da Ranger. Ainda no que à condução diz respeito, a versão eletrificada da pick-up da Ford disponibiliza quatro modos distintos: Auto EV, EV Now, EV Later e EV Charge.
A lista de equipamento da versão especial de lançamento Stormtrak inclui itens como as jantes de liga leve de 18”, grelha em forma de ninho de abelha, aberturas nos guarda-lamas e elementos de design e autocolantes específicos, faróis Matrix LED, Flexible Rack System (Sistema Flexível de Barras de Tejadilho), Pro Trailer Backup Assist (Assistente de Marcha-Atrás com Reboque), câmara de 360 graus, nova cor de carroçaria Chill Grey exclusiva e sistema de som B&O de 10 altifalantes.
“A novíssima Ranger PHEV oferece os benefícios da eletrificação de mãos dadas com o elevado rendimento em trabalho que deu à Ranger uma leal base de adeptos na Europa. Aperfeiçoámos a nossa primeira ‘pick-up’ PHEV na Europa para ser uma ferramenta extremamente capaz para trabalho e atividades todo-o-terreno, bem como um veículo ‘premium’ com o conforto, a conetividade e a funcionalidade exclusiva dos veículos elétricos nas tarefas familiares”, afirmou Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro Europa.
A nova Ranger PHEV é produzida na África do Sul e a Ford Pro prevê entregar as primeiras unidades aos seus clientes durante a primavera de 2025.