Ensaio Sprint: Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv
O Cupra Leon foi recentemente alvo de uma abrangente atualização que não só lhe incorporou a mais recente linguagem de design da marca, como lhe modernizou a gama de motorizações e o equipamento disponível no habitáculo. Para este primeiro contato escolhemos a versão eletrificada não plug-in do motor 1.5 TSI, propulsor mild hybrid que, com 150 cavalos e engenhosas tecnologias, promete combinar andamento convincente e consumos moderados.
Visualmente, apesar da silhueta Leon ser imediatamente identificável, há diferenças notórias para a versão anterior, destacando-se uma dianteira totalmente redesenhada que “perde” a grelha convencional, reposiciona o logótipo mais acima, junto ao capot, contando ainda com um para-choques de desenho bem mais elaborado. Novas cores, novas jantes, neste caso, de desenho discretamente assimétrico e lá mais atrás um símbolo Cupra iluminado ao centro da barra de luz. A assinatura luminosa triangular assume um destaque especial em ambas as extremidades do Leon.
No habitáculo do novo Cupra Leon
Por dentro, o Leon conta com novos materiais, um novo sistema de infotainment com ecrã de 12,9 polegadas, um novo sistema de som da Sennheiser com 12 altifalantes – muito superior ao sistema Beats, agora com baixos profundos e agudos bem definidos para experiência verdadeiramente envolvente – e, tal como outros modelos do grupo, uma barra tátil para controlo da temperatura e volume com iluminação, uma clara evolução em termos de facilidade de utilização e tecnologia. A posição de condução continua a ser de topo e o espaço no banco traseiro, considerando a postura e linhas desportivas do Leon, continua a surpreender pela positiva.
Ao volante, nota muito alta para o Cupra Leon. Direção rápida e precisa, travões eficazes e uma transmissão DSG que continua a destacar-se pela suavidade de funcionamento a ritmos moderados e pela prontidão com que responde ao toque das patilhas no volante em andamentos mais animados. A presença do amortecimento variável DCC neste Leon é uma enorme mais-valia, dando-lhe uma grande amplitude de capacidades. Nas afinações mais brandas, embora se sinta, mais do que o esperado, a suspensão dianteira a trabalhar, o dinâmico Leon sabe ser muito confortável, mesmo com pneus de baixíssimo perfil, 235/35 R19.
Modos de condução são três, os pré-configurados Comfort e Performance e o personalizável Individual, sendo nele possível ajustar, por exemplo, o DCC em 15 níveis diferentes e elementos como a assistência da direção e a resposta do acelerador. Se a ideia for andar depressa numa estrada de montanha, os argumentos teóricos deste Cupra Leon são na prática bem reais. Basta selecionar o modo Performance e desfrutar de um chassis ao nível do que melhor se faz no segmento, com agilidade, controlo e dinâmica à altura do que se espera de um compacto familiar de pretensões desportivas.
Motor a gasolina “faz tudo”
O motor 1.5 eTSI é muito equilibrado, dando ao Leon o dinamismo esperado, mas permitindo, com relativa facilidade, manter os consumos abaixo dos 7 lt/100 km. E neste aspeto, conta não só com o contributo da tecnologia mild hybrid, mas também com o modo de funcionamento “roda livre” da transmissão e ainda com sistema de desativação de dois cilindros em condições de baixa carga. Soa refinado, mas em aceleração faz-se ouvir, dando uma pequena dose de emoção à condução que é, pontualmente, muito bem-vinda.
Apesar dos anos de serviço desta quarta geração do Leon, esta segunda versão da interpretação Cupra do modelo espanhol confirma, uma vez mais, que este está, literalmente, aí para as curvas. Estilo atualizado, tecnologia reforçada, mais liberdade de personalização e, tão ou mais importante que tudo isto, com eletrificação que não só dá um duplo contributo de beneficiar ligeiramente a performance e a eficiência, como não se intromete excessivamente naquilo que mais importa num modelo como o Leon, as boas sensações ao volante. O Leon continua “em altas”.