Adruzilo Lopes de Citroën ZX 16v no Rally Legends Luso-Bussaco
Quase trinta anos depois da estreia do Citroën ZX 16v no Campeonato Nacional de Ralis, o piloto Adruzilo Lopes estará novamente ao volante do ZX vermelho que conduziu pela primeira vez em 1995, marcando presença com o modelo francês na edição de 2024 do Rally Legends Luso-Bussaco, um duplo regresso que promete fazer as delícias de todos os presentes, em especial dos fãs de ralis que acompanharam a carreira do piloto vizelense e do bem-sucedido ZX.
O evento organizado pelo Clube Luso Clássicos realiza-se nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro e terá assim a icónica dupla como um dos principais destaques, numa prova que celebra um dos mais míticos palcos dos ralis nacionais, bem como as máquinas que marcaram as várias eras daquela que é, muito provavelmente, a vertente do desporto automóvel preferida dos portugueses.
O ZX 16v da equipa Adruzilo Lopes e Luís Lisboa fez a sua estreia em Portugal no alcatrão do Rally Solverde de 1995, prova que assinalou igualmente o início da presença oficial da Citroën no panorama das competições automóveis nacionais. Tendo por base o modelo de série com motor de dois litros, o ZX da Citroën Portugal foi preparado de acordo com os regulamentos do Grupo A e passou a produzir 210 cavalos de potência.
“É, sem dúvida alguma, uma grande alegria voltar aos comandos do ZX 16v. O que me trouxe até este momento deve-se a uma enorme paixão do Vítor Lopes, pela competição automóvel e pelos ralis em particular. Ele não apenas comprou o carro, como o tem com a decoração que eu utilizei em 1995. É muito curioso voltar a este carro, 29 anos depois, e isto, obviamente só faria sentido, tendo o próprio Vítor Lopes como navegador, como vai acontecer. Para mim, será uma perspetiva diferente de encarar uma competição, mas, acima de tudo, será um convívio que antevejo espetacular, com dois apaixonados pelos ralis, a bordo de um carro absolutamente fantástico e um marco daquela época”, comentou Adruzilo Lopes.