Karlmann King: Um SUV furtivo
Pois… é mais um SUV – como diria o outro do anúncio “What else?!” – mas este tem algumas, bastantes mesmo, particularidades: o seu visual, a estrutura que lhe serve de base, os equipamentos que integra, a sua origem e, naturalmente, o seu preço.
Comecemos pela primeira. A sua enorme estrutura de carroçaria, dúbia criação de uma equipa de 1.800 pessoas, sob a direcção do designer italiano de seu nome Luciano D’Ambrosio, fá-lo assemelhar-se a um caça stealth no formato de carro (SUV) de assalto. Cinzelada ao ponto dos seus painéis quase formarem arestas vivas, como num diamante, o conjunto destaca-se ainda mais pelo tom preto mate, ajudando a sublimar o pavor que esta besta das estradas (ou será dos desertos?!) provoca. É o epíteto autêntico do popularizado grito “SAI DA FRENTE GUEDES!!!” quando se vê uma coisa destas a encher-nos os retrovisores, como se um tresloucado Batman viesse a conduzi-lo, numa qualquer perseguição!
Vamos à segunda, a base, assente na estrutura de uma bem mais consensual pick-up Ford F-550, pesa, na sua configuração normal, umas seis toneladas, algo que lhe limita, e muito, as performances, com a sua velocidade máxima a não ultrapassar os 140 km/h, apesar do motor V10 de 398 cavalos que o alimenta. A situação fica ainda mais complicada se os seus clientes mais – digamos – exigentes o configurarem com uma carroçaria blindada, igualmente disponível, numa viatura que consegue, assim, proteger os seus ocupantes e até suportar temperaturas na ordem dos 100º Celsius.
Disponível apenas por encomenda e passível de uma personalização a gosto, este Karlmann King conta com equipamentos ultraluxuosos, nomeadamente no interior, com laivos aqui e ali de cenas vindas de uma nave espacial. Tecnológico q.b., este SUV pode comunicar por satélite, tem wi-fi interno, um laptop integrado e até uma – entretanto desactualizada – consola PS4 e uma TV 4K flatscreen, acrescendo outros mimos no domínio do conforto, com coisinhas como uma máquina de café, um minibar com champanhe, não esquecendo as respectivas flutes, ar condicionado com sistema de purificação, tudo sob um ambiente em que até o próprio tejadilho interior apresenta uma constelação de estrelas, configurável em cor e intensidade. Tudo isto pode ser controlado através de uma app para telemóvel ou por um touchscreen integrado.
Segue-se a terceira particularidade maior, a sua origem, num mix entre os EUA, Itália e a China. Isto porque a Karlmann opera a partir de Los Angeles, fabrica-o algures em Itália e conta com financiamento da International Automotive Technologies, empresa com sede em Pequim.
O Karlmann King ostenta, assim, o epíteto de SUV mais caro do mundo, custando qualquer coisa como 2 milhões de dólares (mais de 1,8 milhões de euros, ou seja, quase duas vezes e meia o preço base de um Rolls-Royce Cullinan), factor que resulta de todas as restantes particularidades acima. E, em principio, será exclusivo ao ponto de só se fabricarem doze unidades.
Entretanto, o construtor desvendou que um certo cliente configurou a sua encomenda de tal forma que o preço subiu aos ainda mais extravagantes 3,5 mihões de dólares! Não era, decerto, europeu pois, com estas características, a machadada das emissões de CO2 não lhe perdoaria a genética mecânica…