O novo FIAT 500 tem tudo para ser o eléctrico perfeito
O FIAT 500 do século XXI é um verdadeiro caso de sucesso. O design retro de inspiração no modelo original da década de 1950 aliado às suas elevadas capacidades enquanto citadino fazem do 500 algo mais do que um simples automóvel. É, para muitos, um quase obrigatório acessório para o dia-a-dia, fruto do seu muito estilo, elevada capacidade de personalização e facilidade de condução na cidade.
Pois bem, a FIAT pegou em todos os seus argumentos, elevou a fasquia a nível visual e tecnológico, e dotou-o de um evoluído propulsor eléctrico que, neste momento, deixou já a concorrência – alguma ainda por chegar ao mercado – em maus lençóis. Isto porque segundo o ciclo WLTP e recorrendo a uma bateria de 42 kWh, o novo 500 eléctrico declara uma autonomia de 320 quilómetros, um valor superior àqueles declarados pela Mini e pela Honda, por exemplo.
O primeiro modelo totalmente eléctrico da FIAT foi apresentado em Milão e vai estar disponível em três exemplares únicos e exclusivos: o 500 Giorgio Armani, o B.500 Mai Troppo da Bvlgari e o 500 Kartell. Todas elas interpretações do novo 500 mas com base na criatividade e know-how de tão icónicos nomes do mundo Made in Italy. À sustentabilidade foi também dada enorme importância, com recurso a materiais naturais e reciclados na sua construção. Os valores resultantes das suas vendas reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente de Leonardo DiCaprio, a cara do lançamento desta terceira geração do citadino italiano.
FIAT 500 eléctrico com carregamento de 85 kW
Outro grande “argumento electrificado” é a sua capacidade de suportar carregamentos até 85 kW, sendo que assim são apenas necessários cinco minutos para acumular 50 quilómetros de autonomia, distância que, segundo a marca, é a média diária percorrida por um condutor comum. Vai estar igualmente disponível a Easy WallBox que permite carregamentos em casa de até 7,4 kW, carregando totalmente a bateria em cerca de seis horas.
No que diz respeito à condução, o novo 500 eléctrico vai disponibilizar três modos: Sherpa, para máxima autonomia; Range, que activa a função “one pedal drive” e Normal. Graças ao motor de 87 kW – o equivalente a 118 cavalos – o arranque de 0 a 100 km/h cumpre-se em apenas nove segundos e a condução autónoma de nível 2 passa a estar disponível pela primeira vez num veículo deste segmento. A plataforma nova fê-lo crescer seis centímetros, quer em comprimento, quer em largura e a distância entre eixos cresceu igualmente dois centímetros, o que vem beneficiar o espaço interior. As baterias estão colocadas sob o piso, uma solução que permite manter a capacidade da bagageira inalterada relativamente à geração actual.
A terceira geração vai estrear-se com a versão cabrio, assumindo-se assim como o primeiro descapotável de quatro lugares sem emissões para o ambiente. Ainda no que diz respeito ao espírito Dolce Vita do 500 eléctrico, este vai estar disponível com o obrigatório alerta sonoro para peões mas que, no lugar do habitual ruído artificial, vai contar com a música Amarcord de Nino Rota. Que toque de génio!