O meu querido Ibiza foi à televisão
O meu SEAT Ibiza teve direito aos seus cinco minutos de fama na televisão nacional e eu não podia estar mais orgulhoso. A convite do programa Volante, e depois de uma extensa lavagem interior e exterior no dia anterior às gravações, retirei o meu querido e brilhante XL-25-80 da garagem e conduzi-o até ao local combinado com a equipa da SIC para um dia que irei sempre recordar como muito especial.
Assistir, atrás da câmara, enquanto a magia acontece, é uma experiência extremamente engraçada, mais ainda quando a personagem principal da peça a produzir é o nosso carro. Da fileira de máquinas Go Pro colocadas no vidro até ao momento em que acompanhei a viagem do Ibiza a partir de outro carro para a captação das imagens dinâmicas, estes foram momentos que dificilmente se repetirão.
Já o disse várias vezes e volto a dizê-lo: o carinho que tenho por este carro é muito grande. É, por isso, muito difícil de colocar por palavras o quanto o estimo e o quão bem me sabe conduzi-lo. Principalmente se pensar de que dos ainda não atingidos 70 mil quilómetros, cerca de 50 mil completei-os a partir do banco de trás, observando todas as passagens de caixa e movimentos no volante que o meu Avô fazia.
Longe de ser um clássico de estatuto ou até mesmo uma versão rara de um modelo mais comercial, neste caso um SXi, o meu Ibiza foi pura e simplesmente o carro dos meus Avós. E só isso basta-me para jamais ponderar separar-me dele. O valor do “verdinho” é, aos meus olhos, incomensurável.
Assim, quem teria certamente gostado de assistir a este tão simbólico momento, seria o meu falecido Avô, que o comprou novo há quase 30 anos e o conduziu até achar que estava na altura de parar, pois embora tivesse ainda capacidade para o fazer, reconhecia que já não era preciso e que queria sair em grande, sem acidentes a registar ao longo de décadas ao volante.
Agora resta-me partilhar convosco as imagens que me colaram à televisão naquele dia e me têm feito – e continuarão a fazer – companhia inúmeras vezes nos meus serões em frente ao computador. Ao Volante, agradeço o convite e a ti, Avô, um enorme obrigado pelo Ibiza.
Vejam aqui o vídeo – Clássicos com estórias: SEAT Ibiza
Fotografia: Tiago Costa