Peugeot 508 PSE: o sublimar da tecnologia PHEV!
Assumidamente virada para um futuro 100% eléctrico, sob a égide do hashtag #UNBORING THE FUTURE, a Peugeot não só está a lançar no mercado as suas propostas electrificadas ditas mais comuns – a 100% com o citadino e-208 e o SUV e-2008 e em modo PHEV com as gamas 508 e SUV 3008 – como, em paralelo se dedicou ao desenvolvimento de uma exclusiva gama de elevada performance, hoje espelhada pelo já quase definitivo 508 Peugeot Sport Engineered, maravilha da tecnologia híbrida plug-in.
Desvendado ao mundo há um ano como concept, no Salão Automóvel de Genebra, conhecem-se hoje mais alguns pormenores do já quase definitivo 508 PSE, revelados nas fotos que a marca acaba de publicar, como que se este Danoninho XXL dissesse: “Estou mesmo mesmo a chegar… só falta um bocadinho ‘assim’!”
Pretendendo passar a mensagem de que uma motorização electrificada pode também ser sinónimo de um puro prazer de performance, a marca do Leão abraçou o desenvolvimento de uma linha dedicada a essa vertente, entregando o processo ao seu departamento de competição Peugeot Sport, presentemente (mas não por muito tempo) mais distante das grandes competições internacionais. Aliás, sempre que há um tempinho mais livre, os criadores desta divisão aparecem com brinquedos de estrada muito interessantes, como o RCZ-R de 2013, o 208 GTi 30th, edição comemorativa de 2014, ou ainda o 308 GTi by Peugeot Sport, de 2015, entre muitas outras propostas com um cunho vincadamente desportivo.
Berlina radical de 3 motores e 360 cv
Derivado da berlina radical 508 Hybrid, o Concept 508 PSE assumiu-se como um estudo de performances elevadas e baixas emissões, associadas a um tratamento estético de fazer tremer o alcatrão. Quando chegar ao mercado, o que deverá estar para muito breve, pois assumiu-se que o carro seria apresentado no entretanto cancelado Salão de Genebra 2020, o 508 PSE de produção será o primeiro de uma nova linha de produtos electrificados, de elevadas performances, intensidade e eficiência.
Para tal, os engenheiros combinaram três motores para uma potência na casa dos 360 cavalos: a um bloco de quatro cilindros 1.6 PureTech de 200 cavalos, que lhe serve de base, juntaram dois motores eléctricos, um de 110 cavalos à frente e outro de 200 atrás, conjunto complementado por uma bateria de 11,8 kWh, autorizando uma autonomia máxima de 50 km (ciclo WLTP) em modo 100% eléctrico. À dupla energia junta-se um sistema de quatro rodas motrizes, garante de recuperações espectaculares, graças a um binário excepcional de 500 Nm, características que o colocam no mesmo patamar de um veículo com motor térmico de 400 cavalos.
Pondo os dedos naquelas duas tomadas, este irrequieto Leãozão propõe-se, assim, atingir uma expectável velocidade máxima de 250 km/h – fala-se, nos meandros, que até poderão ser mais uns pozinhos – e cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos, os 400 e os 1000 metros com arranque parado em 12,5 e 23,2 segundos e as reprises dos 80 aos 120 e aos 180 km/h em 2,5 e 9,3 segundos, respectivamente. Tudo números ainda provisórios, mas já de cortar a respiração para uma berlina de estrada com estas dimensões e peso, com a particularidade de que estas performances representarão apenas 49 g de emissões de CO2/km (WLTP). A confirmar quando surgir a versão definitiva!
Naturalmente que o chassis deste 508 recebeu afinações específicas – estrutura rebaixada, novas leis de amortecimento e vias alargadas com 24 mm à frente e 12 mm atrás – e uma direcção ainda mais precisa, para uma maior eficácia e prazer de condução. O sistema de travagem foi também adaptado, contando – neste prognóstico inicial – com discos dianteiros ventilados de 380 mm, montados numa estrutura em alumínio, com pinças fixas com quatro êmbolos.
A aerodinâmica global foi trabalhada numa nova dimensão, contando com soluções sofisticadas, como uma grelha impressa em 3D com lâminas flutuantes e flaps laterais, que orientam o ar directamente para o radiador, um pára-choques dianteiro mais vincado com aberturas para refrigeração do motor e um novo difusor traseiro que reforça o carácter musculado. Já as winglets integradas no pilar C do protótipo de Genebra parecem ter sido deixadas de fora, em prol de um conceito mais tradicional.
Não é de Kripton mas o ‘Kriptonite’ está lá
E a cor? Esperando-se que a palete final possa ter mais uns quantos tons – não muitos para não o diluir na paisagem do normal 508 – o concept de há um ano recorria a um ‘Cinza Selenium’, criado para o efeito, cor que se estendia às jantes que integravam o já conhecido ‘Preto Onyx’ da marca, dando-lhe toda uma elegância desportiva. As imagens mais recentes apresentam-no numa combinação bem mais criativa, uma espécie de camuflagem onde se conjugam diversas tonalidades de cinzentos, salpicados aqui e ali com pormenores em verde ‘Kryptonite’, cor também originalmente presente noutros pontos do estudo de há um ano.
Também as jantes de 20 polegadas da versão fotografada na pista francesa de Paul Ricard/Le Castellet são diferentes das híper-futuristas do conceito original, então em alumínio e com tampão central em estrela, a cobrir as porcas de aperto. Aqui surge um conceito bem mais tradicional, de dez raios, deixando bem visíveis, à semelhança das anteriores, as pinças dos travões com assinatura Peugeot Sport, no tal ‘Kryptonite’. Os pneus serão uns pequeninos Michelin Pilot Sport 4S 245/35 R20.
A rematar o conjunto, neste 508 PSE – qual SuperMan (ou será antes SuperCar?) das estradas – ao verde ‘Kryptonite’, que lhe dá um extra power visual, há cromados em preto brilhante e retrovisores com capas em fibra de carbono. Já o emblemático Leão sofreu um tratamento anodizado e no limiar inferior das portas da frente vêem-se três garras e o nome de código “05-DEV” deste projecto.
508 by Peugeot Sport Enginnered
Num habitáculo moldado e onde impera a Alcantara, os destaques são mais que muitos, mas o avançado e tecnológico PEUGEOT i-Cockpit cativa as atenções, fazendo um perfeito pandan com o nível de performance a experiência de condução intuitiva deste 508 PSE, junto com o touchscreen HD capacitivo de 10 polegadas e um head-up display digital de 12,3 polegadas. Some-se o comando da caixa por impulsos, na manete entre os bancos ou nas patilhas no volante compacto, de dois braços e com inserções em fibra de carbono, e os bancos confort-fit, revestidos em couro e Alcantara®, com pespontos nas duas cores exteriores, e tem-se uma nova experiência sensorial e visual.
Melhor do que o ver em fotos será mesmo ao vivo, nas estradas – conduzi-lo então… uffff!!! – mas enquanto isso não acontece, assista-se à dinâmica proporcionada por este teaser oficial do então ainda concept /agora quase produto final Peugeot 508 PSE (Peugeot Sport Engineered):
As confirmações e restantes novidades ficam para quando o produto for lançado, chegar aos Concessionários Peugeot e, quem sabe, um dia aqui à vossa Garagem. Vamos de certeza, fazer por isso!
Fotos: Peugeot