O “Quem nunca…?” e os Uber
Agora que estamos todos confinados em casa, ‘bora jogar ao “Quem nunca…?”? Mas fazê-lo numa variante Uber, alternativa aos desafios lançados pela Filomena Cautela no seu “5 para a Meia-Noite”, da RTP1, aqui na versão “Os Itens Mais Esquecidos num Uber pelos Utilizadores em Portugal”. Veja lá se isto que lhe trazemos abaixo lhe diz algo.
No seu mais recente relatório global de “Perdidos & Achados”, esta empresa de transporte pessoal descreve a lista de pertences que ficam normalmente para trás, deixados nos bancos traseiros das suas viaturas. Grande parte é comum à maioria dos países analisados, com uma significativa representação de itens tecnológicos e de outras coisas do nosso quotidiano. Já outras nem tanto!
De acordo com a informação a que ‘Garagem’ teve acesso, os itens mais deixados para trás em Portugal em 2019, no interior de viaturas Uber “TVDE” – acrónimo bastante resumido que identifica os veículos de “Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados a Partir de Plataforma Electrónica”… ufffffff!!! – foram telemóveis, claro (lá está… “Quem nunca…?”), câmaras fotográficas, headphones, computadores portáteis e tablets, bem como porta-chaves (de casa e do carro), carteiras (não sendo preciso pagar, o pessoal nem nota que as pousa algures), óculos (muitos deles escuros), passaportes, livros e peças de roupa, entre outras.
Tudo coisas que, por alguma razão, são pousadas nos bancos, em viagens maioritariamente despreocupadas e, muitas vezes, feitas com o tempo todo contadinho, em que por vezes se aproveita para adiantar serviços, pessoais ou profissionais, entre envio de emails e chamadas telefónicas! De acordo com a Uber, os dias em que, por cá, o pessoal mais anda com a cabeça no ar são as sextas-feiras e os sábados, talvez porque já fizeram o switch para o modo fim-de-semana, ficando as sextas e segundas-feiras para os óculos – afinal, há que tentar esconder as desgraças e as directas dos dias intermédios –, as terças e quintas-feiras para os headphones e as quartas-feiras para as chaves de casa. Aos sábados e domingos o smartphone é o vencedor dos esquecidos! Já ao nível das particularidades, as listas de país para país variam, contando com outras coisas bastante mais… digamos… inusitadas, por vezes até assustadoras!
Do telemóvel ao animal de estimação e até familiares!
São, também, os smartphones e iPhones os itens mais esquecidos pelos utilizadores dos Uber nos quatro cantos do mundo, seguindo-se, carteiras e porta-chaves, o grupo composto por mochilas, malas e bolsas, headphones e airpods, diferentes peças de roupa, óculos, múltiplos cigarros electrónicos, documentos pessoais e bebidas, principalmente água e café.
Agora prepare-se e leia as peculiares cenas que alguns utilizadores norte-americanos se esqueceram em 2019, reportando-o nessas reclamações. Há de tudo, de “ratos para alimentar a minha cobra de estimação” a copos de análises, a um refrigerador de leite materno ou um pack de seis rolos de papel higiénico, passando pela “ cannabis da minha mulher”, um tanque de oxigénio, binóculos Swarovski, algemas com diamantes incrustados, um saco com cabeleiras, uma picadora e – WTF?!?! – até um controlo remoto para um estimulador, pois sem o dito, não há festa!
Mas quer mais? É que do report de 2018 dos States constam “um chihuahua cor de café com oito semanas”, “um aquário com um peixinho dourado”, um pássaro, uma dentadura com brilhantes de dezoito quilates, “um smoking para cão de pequeno porte” e até “duas fatias do meu bolo de casamento”, depois de no ano anterior antes alguém se ter esquecido dos papéis do divórcio, “da carta do meu namorado que está na prisão”, do véu de noiva e até “do meu irmão”!
Ah sim, e dinheiro, de todo o tipo, de cartões de crédito e débito, a cheques e notas e moedas, soltas nos bancos, em saquinhos ou porta-moedas, é só escolher. Numa plataforma em que os pagamentos se fazem exclusivamente online, não havendo troca de valores a bordo, o people do outro lado do Atlântico ainda mexe em dinheiro, deixando para trás vários tipos de notas, sendo as de cem dólares as mais comuns, segundo a Uber, e até montantes bem mais volumosos, sendo os maiores de quatro mil e nove mil dólares… em dinheiro vivo!
Já no Canadá , entre os itens mais inesperados encontrados a bordo de Uber foram três pinturas da cidade de Toronto, um diploma universitário, um fato de urso, uma caixa de caviar, outra para dentaduras, as próprias das ditas cujas, um ukulele e um aspirador! A sul, no México há registos de dois bolos-rei, uma geleira com bebidas e carne para assar, dois pacotes de um quilo de chicharrón (uma especialidade local com carne prensada) e um manequim.
Na vertente sul das Américas, em Porto Rico esqueceram-se de máscaras de gás e de aparelhos para retirar leite materno, no Chile a variedade de opções vai de uma guitarra, a um sapato (só um), na Argentina reporta-se uma piñata, cartas de tarot e uma tira de entrecosto, para no Peru sobrarem vales para sessões de manicure, bolos de anos e até vinte alfaces!
Na Arábia Saudita há reports de uma galinha congelada que falhou o destino, o mesmo acontecendo com um pacote de café da Turquia, enquanto na Índia se esqueceram de dentes falsos, de uma vassoura, um fato para safari, um triciclo e uma geleira com injecções. Na Austrália leva-se ao extremo a expressão “skip lunch”, pois de “um bife cru que era para o jantar” até um saco com cebolas e iogurtes, um ovo cozido e um processador de comida, tudo ficou nos bancos traseiros, assim como drogas ditas leves, “uma bíblia de Jerusalém” e um tabuleiro de Ouija. No Bangladesh ficou para trás uma rede mosquiteira, um estabilizador de corrente e um kit de testes para avaliar os níveis de glicémia,
Os casos europeus a que tivemos acesso vêm de França, país onde as maiores excentricidades do ano findo foram duas embalagens de foie gras, uma prótese auditiva, um corta-relva, um fato de ski e uns boxers, enquanto no Reino Unido a lista dos menos comuns integra um pacote de azeitonas da Sicília, um tubo de um quilo de creme para os pés, um aparelho de karaoke, um pack com 32 caixas de perfumes e um anel de noivado e outro de casamento, com a particularidade de ambos terem ficado para trás na mesma viagem! Na Holanda ficou um frisbee, um barrete da Marinha, uma caixa com garrafas de uísque, outra “cheia de chocolates” e uma garrafa de champanhe, para além de uma “caixa de papelão com uma lápide”! Já na Roménia ficou uma aparafusadora eléctrica, um tubo de aspirador e… uma avó! Uffffffffffffffff!
E, se acontecer, o que fazer?
Mas descanse, pois no que depender da empresa, nenhum item fica perdido. Para o recuperar, basta que o utilizador entre na app e aceda ao Menu, no canto superior esquerdo, devendo depois clicar em “As suas viagens” e seleccionar a viagem em que acha que o perdeu. Segue-se o “Perdi um artigo” e o “Contactar o motorista por causa de um artigo perdido”.
Insere-se, depois, um número de telemóvel de contacto e aguarda-se a chamada do motorista, com o qual poderá agendar a recolha do artigo perdido. Caso o contacto não seja imediato, o utilizador poderá deixar uma mensagem de voz a descrever o sucedido.
O melhor mesmo é ter atenção aos seus pertences, pois nem tudo poderá reaparecer, pois nem todos os condutores da plataforma vistoriam os veículos entre cada utilização. E então aí… chapeau!!!
Fotos: Garagem/Uber