50 anos do Citroën SM: Sim Sr. Presidente!
Há dias falámos-lhe do Citroën SM, aniversariante que, ao longo do último meio século já fez um pouco de tudo neste planeta, para além de embelezar muita garagem e dar um enorme requinte à paisagem automóvel, razão porque é, presentemente, um valioso asset junto de muitos coleccionadores de automóveis.
Símbolos de luxo de vanguarda dos idos anos 70 do século passado, as pouco menos de 13.000 unidades produzidas do SM foram, assim, adquiridas por alguns milhares de desconhecidos, mas também por gente do mundo do espectáculo, da política e de outras vertentes, elevando esta faceta premium às mais variadas plataformas, da televisão ao cinema, passando pela publicidade e muitos outros contextos. Apesar de não ter o mesmo charme do DS 21, ainda assim, o Citroën SM conquistou a sua quota-parte de sucessos.
Não deixes de ler o nosso primeiro artigo sobre o Citroën SM
E não é que o Citroën SM, aos 50 anos, ganhou uns pais adoptivos?!
Em termos de République Française, foram vários os exemplares usados como viaturas oficiais do Estado, atingindo, naturalmente, o patamar presidencial, como viaturas do quotidiano ou para transporte das mais diferentes individualidades internacionais.
Em 1971, para a tomada de posse de Georges Pompidou, o seu 19º Presidente da República, foram encomendados dois exemplares exclusivos do SM, versões alongadas, com 4 portas e descapotáveis, na cor Cinza Anthracite metalizado e com interiores em couro natural. Construídos pelo carroçador francês Henri Chapron, estes SM Présidentielle tinham uma caixa de velocidades e um sistema de arrefecimento específicos, destinando-se a cerimónias oficiais nacionais ou com convidados estrangeiros, como na visita da Rainha de Inglaterra, SAR Isabel II (1972), e do Papa João Paulo II (1980).
Entretanto também George Pompidou, Giscard d’Estaing, François Mitterrand e Jacques Chirac os usaram, o último na sua tomada de posse, em Maio de 1995. Treze anos antes Pompidou oferecera um SM a Leonid Brezhnev, outrora Secretário-Geral do Partido Comunista da extinta URSS.
Para além desses estadistas, também Haile Selassie I (Imperador da Etiópia), Reza Pahlavi (Xá do Irão), ou mesmo Saddam Hussein, então líder máximo do Iraque, tiveram um SM, mas o ditador ugandês Idi Amin, bateu-os a todos, com nada menos do que 7 unidades na sua garagem!
Fotos: Citroën