Audi apresenta RS Q8, o seu novo SUV desportivo com 600 cavalos
A Audi apresentou o seu novo SUV coupé desportivo, o RS Q8. É inevitável não começarmos pelo motor. Trata-se de uma versão puxada até 600 cavalos do V8 TFSI 4.0 litros biturbo e que lhe permite, quando equipado com o pacote Dynamic Plus, atingir os 305 km/h. Ora bem, estamos a falar de um automóvel que está longe (muito longe…) de ser pequeno e leve. Ainda assim, a aceleração dos 0 a 100 km/h não é menos impressionante, com a marca a declarar um tempo de apenas 3,8 segundos para a cumprir. Mais: os 200 km/h chegam em 13,7 segundos.
Mas não só de potência e elevadas performances vive o RS Q8, tendo igualmente merecido a inclusão de um sistema mild hybrid de 48 Volts, capaz de reduzir o consumo em até cerca de 0,8 lt/100 km, e tecnologia cylinder on demand, esta última capaz de desactivar quatro dos oito cilindros. O sistema de transmissão quattro distribui o binário do motor com 40% de entrega no eixo dianteiro e 60% no traseiro. No entanto, esta pode variar até 70% à frente e 85% atrás, consoante as condições e modo de condução seleccionado. Para além disso, pode igualmente contar com um diferencial traseiro desportivo para uma ainda maior agilidade e eficácia.
Não deixes de ler
Audi quattro: 40 anos de máxima (a)tracção
A suspensão pneumática beneficia quer o conforto, quer a dinâmica, permitindo ainda alterar a altura ao solo em cerca de 90 milímetros. O RS Q8 pode igualmente estar equipado com barras estabilizadoras activas que se adaptam a superfícies irregulares, capazes de atenuar o adorno da carroçaria em curva. O Audi drive select inclui os modos efficiency, comfort, auto, dynamic, allroad, offroad, individual e outros dois totalmente personalizáveis, os RS1 e RS2. As jantes são de 22 polegadas, mas estão igualmente disponíveis na medida acima. Os travões utilizam discos de 420 milímetros à frente e 370 milímetros atrás. Em opção, estão disponíveis os travões cerâmicos RS. O preço base do Audi RS Q8 é 182 700 euros.
Fotos: Audi