Colecção “Mazda MX-5” tem novo elemento
A Mazda acaba de contribuir para nova dor de cabeça aos seus fãs e, principalmente, aos coleccionadores do icónico MX-5. Mas atenção que esta é uma daquelas mialgias que apetece ter uma vez de vez em quando, traduzindo-se, apenas e só, no lançamento de uma edição especial do novo exemplar do seu roadster, nascido das festividades do seu centenário que se comemoram este ano: o MX-5 “100th Anniversary”.
Já lho havíamos referido nesta edição da Garagem em que, ao volante de um exemplar de produção corrente, demos os parabéns e o devido reconhecimento à marca nascida no longínquo ano de 1920 como Toyo Cork Kogyo Co., Ltd., na altura uma simples produtora/transformadora, imagine-se, de materiais de cortiça!
Esta longa história centenária, entretanto evoluída para o mundo das quatro rodas, conta, naturalmente, com um conjunto de automóveis intemporais, desde o lançamento do original mini-citadino R360 Coupe, até se chegar ao SUV urbano 100% eléctrico MX-30, a mais recente criação da marca de Hiroshima. O mais representativo deles é, sem sombra de dúvida, o Mazda MX-5.
Cromo #100, obrigatório em qualquer caderneta
Aquela que é a mais recente edição especial de espectro internacional – a tal que lhe vai dar vontade de correr para um telefone para fazer uma pré-reserva num concessionário – é o agora anunciado Mazda MX-5 “100th Anniversary”, versão integrada numa gama que, no Japão, abrange todos os modelos ali comercializados, sendo que em Portugal apenas estarão disponíveis três deles: este MX-5, o SUV CX-30 e o Mazda3, apenas e só por encomenda!
Note-se que este MX-5 é apenas diferente dos MX-5 correntes da marca japonesa por umas quantas características, mas nem por isso dispensável de qualquer caderneta de cromos que se preze. À semelhança do R360 Coupé original, temos, por um lado, a pintura a duas cores, numa carroçaria branco pérola com um tejadilho bordeaux, quer no canvas manual (versão soft-top), quer na capota retráctil eléctrica (versão RF), somando-se dois logótipos: um badge “100th Anniversary” presente nos tampões dos cubos das rodas e também bordado nos apoios de cabeça e no revestimento do comando da chave (esta entregue num estojo especial) e outro “100 Years – 1920-2020” colocado nos tapetes (sobre um piso revestido a alcatifa bordeaux) e na embaladeira lateral, junto da cava da roda traseira.
MX-5: nada menos do que o roadster mais vendido do mundo
Proposta de dois lugares que sempre permaneceu fiel ao princípio original – a produção de um roadster acessível, leve e, acima de tudo, divertido de conduzir, associado à essência da filosofia que a Mazda denomina Jinba Ittai, que traduz a estreita ligação de um condutor com o seu automóvel, tornando-se numa única entidade – o MX-5 tornou-se uma história dentro da história do automóvel.
Desvendado ao mundo a 10 de Fevereiro de 1989, no Salão de Chicago, o MX-5 conta hoje com quatro gerações perfeitamente diferenciadas – “NA” (1989-97), “NB” (1998-2005), “NC” (2006-15) e o actual “ND” (2016 até à data) – nomes de código interno que se tornaram de domínio público e que deram, entretanto, origem a uma já vasta série de versões/edições especiais, de âmbito europeu ou mesmo mundial, espelhos de períodos significativos da sua história de enorme sucesso. Afinal, o MX-5 é, há muito, o roadster mais vendido do mundo, com bem mais de um milhão de unidades produzidas, com direito a referência no “Guiness Book of World Records”.
No domínio do coleccionismo, esta versão “ 100th ” vem complementar os demais MX-5 lançados para comemorar datas-chave, todos eles disponíveis em números mais ou menos reduzidos. Produziram-se 1.000 MX.5 “30th Anniversary”, um “ND”, também ele desvendado em Chicago (2019), tendo a Garagem conduzido uma das apenas dez unidades que vieram para Portugal; houve 1.099 MX-5 dos 25 anos, versão mostrada no Goodwood Festival of Speed de 2014, e quase o dobro (2.000) MX-5 “20th Anniversary Limited Edition”, com estreia mundial no Salão de Genebra de 2010, tendo ambos como base a geração “NC”: e, finalmente, os 7.500 MX-5 “10th Anniversary”, um “NB” mostrado em 1999.
Acrescem a estas os lançamentos exclusivos do seu país natal (são pelo menos 30 os MX-5 especiais do país do sol nascente), entre outras específicas de mercados mais representativos, como o Reino Unido ou a Alemanha, ou dedicados a temáticas, como seja a vitória do Mazda 787B em Le Mans (1991).
Voltando ao MX-5 “100th Anniversary”, são ainda escassas as informações disponíveis, nomeadamente em termos de mecânicas a adoptar – recordamos que a gama tem dois blocos a gasolina possíveis, um Skyactiv-G de 1,5 litros (132 cv) e outro 2,0 litros (184 cv) – e nos preço a praticar, bem como no volume de unidades a produzir e de quantas virão para o nosso país. Isto porque, para já, a Mazda Japão apenas disse que esta gama centenária se produzirá até Março de 2021.
Aguardemos, assim as informações adicionais que serão desvendadas aquando da sua chegada a Portugal e, enquanto isso, agucemos os sentidos com o vídeo oficial:
Fotos: Mazda