Bentley Mulliner Bacalar: à dúzia é mais exclusivo
O lançamento do novo Bentley Bacalar coincide com a entrada numa nova era para a Mulliner, o carroçador que é propriedade da marca britânica. Agora que se deu por finalizada a produção do Mulsanne, a Mulliner vai passar a dedicar-se à produção dos modelos mais exclusivos e especiais do símbolo de Crewe. O primeiro modelo desta nova fase é o Bacalar.
O novo Bacalar será assim produzido de forma artesanal, tornando-se num dos automóveis mais exclusivos da actualidade. O design inspira-se no da gama Continental GT, mas foi aqui reinterpretado sob a forma de uma barchetta, de inspiração claramente mais desportiva e com um comprimento superior em cerca de 30 milímetros. No exterior, destaque para a carroçaria pintada com tinta feita com cinzas de casca de arroz.
No habitáculo, encontram-se igualmente linhas similares às dos Continental GT. Um dos elementos mais exclusivos é a utilização de madeira de árvores que caíram naturalmente, da região de East Anglia, Inglaterra, preservadas desde há cinco mil anos, na construção do painel. São igualmente utilizados outros materiais nobres como o titânio e o bronze. Outro exemplo do elevado detalhe colocado na construção do Bacalar são os 148 199 pontos de costura que cada um dos bancos possui.
O Bacalar recorre ao motor 6.0 W12 Twin-Turbo do Continental GT numa configuração de maior potência. São agora 659 cavalos e um binário máximo de 900 Nm. A transmissão é a habitual automática de dupla embraiagem de oito velocidades e a tracção integral está aqui também presente, embora com afinação que dá maior protagonismo ao eixo traseiro. A suspensão é pneumática e as barras estabilizadoras são activas. As jantes são de 22 polegadas.
A produção deste novo e exclusivo modelo de dois lugares, com forte inspiração no concept comemorativo do centenário da Bentley, o EXP 100 GT, vai estar limitada a apenas doze unidades.
Fotos: Bentley