Sir Frank Williams: 78 anos de vida, mais de 50 na Formula 1
Nascido a 16 de Abril de 1942, Sir Frank Williams celebra hoje 78 anos. Com mais de 50 anos de carreira na categoria máxima do desporto motorizado, Frank Williams é um dos nomes mais acarinhados na Formula 1. A sua aventura no mundo da competição começou com a fundação da Frank Williams Racing Cars, empresa dedicada à comercialização de viaturas de competição e acessórios que cresceu para se tornar numa equipa de competição.
Depois de uma época bem sucedida na Formula 2, Williams adquiriu um chassis Brabham para o piloto Piers Courage fazer a época de 1969 na Formula 1. Logo nesse ano alcançaram o segundo posto em duas corridas, no Mónaco e no Grande Prémio dos Estados Unidos. Courage viria a falecer em 1970 num grave acidente na jornada holandesa do campeonato. Nas épocas seguintes, os bons resultados teimavam em não aparecer e o sonho de Frank Williams parecia cada vez mais longe de se realizar.
Em 1976, depois de uma fase inicial em que ainda permaneceu na então recente aliança criada com Walter Wolf, Williams vende a sua restante participação da empresa depois do milionário canadiano ter decidido reestruturar a equipa e não contar com ele. Nasce a Walter Wolf Racing, que tinha igualmente adquirido os bens da desaparecida Hesketh Racing, e Frank Williams une-se ao engenheiro Patrick Head – contratado à equipa de Walter Wolf – ao fundar a Williams Grand Prix Engineering.
Alan Jones é um dos primeiros grandes nomes a integrar a equipa, assegurando um primeiro pódio em 1978, um segundo lugar no Estados Unidos, ao volante do FW06. No ano seguinte, a Williams reclama para si cinco vitórias, quatro para Alan Jones e uma para o suiço Clay Regazzoni. O ano de 1980 simboliza a concretização do sonho de Frank. Alan Jones sagra-se campeão do mundo – o colega de equipa, Carlos Reutemann, termina a época em terceiro lugar – e a Williams vence o título ao nível dos construtores. Em 1981 renovam o título a nível de equipas e em 1982 Keke Rosberg sagra-se campeão mundial com o FW08.
O ano de 1986 foi um dos mais marcantes para a Williams e não pelos melhores motivos. Frank Williams sofreu um grave acidente de viação, do qual, felizmente, sobreviveu, mas que o deixou tetraplégico. Confinado a uma cadeira de rodas, Frank Williams tem sido uma inspiração desde então, nunca perdendo o sorriso e a paixão pelo mundo da Formula 1 para o qual sempre viveu. Daí para a frente, a sua equipa voltaria a tornar-se campeã em 1986, 1987, de 1992 a 1994, e ainda em 1996 e 1997. Quanto a pilotos, foram também campeões com a Williams nomes como Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jaques Villeneuve. Outros como Ayrton Senna, Ricardo Patrese, Mark Webber, Felipe Massa e Valtteri Bottas correram também pelas cores da Williams.
É com tristeza que assistimos ao momento difícil que a sua então gloriosa equipa tem atravessado nas últimas temporadas da Formula 1, com um monolugar que não tem estado à altura das ambições de uma equipa como esta. George Russel e Nicholas Latifi são os pilotos que vestem actualmente os fatos da Williams e o que mais queremos, nesta época que tarda em começar, pela competitividade do campeonato, pelo espectáculo proporcionado, mas acima de tudo por Sir Frank Williams assim o merecer, é que eles conduzam de novo este nome histórico às vitórias. Congrats, Sir!
Fotos: Williams/Formula 1