Ayrton Senna: primeira vitória na Formula 1 foi há 35 anos
Aqueles que assistiram dizem que a primeira das 41 vitórias de Ayrton Senna na Formula 1 foi uma autêntica “limpeza”. A 21 de Abril de 1985, há precisamente 35 anos, sob chuva intensa, Senna vencia o seu primeiro Grande Prémio, no Estoril. Esta era apenas a segunda corrida do brasileiro com a Lotus, bem como a sua 17ª na Formula 1, mas os seus rivais nada puderam fazer perante a mestria de condução de Senna à chuva.
Para além da indiscutível vitória – mais de um minuto de vantagem – numa corrida que durou mais de duas horas, Senna liderou da primeira à última volta. Foi igualmente dele a pole position, conquistada sobre o asfalto seco do circuito português, bem como a volta mais rápida da corrida. Steve Hallam, engenheiro responsável pelo Lotus 97T de Senna, não teve dúvidas ao afirmar que “para ganhar naquelas condições de corrida é necessário um talento excepcional”.
Para Hallam, o segredo da vitória foi a sua capacidade em ajustar as trajectórias de acordo com as condições da pista, procurando aderência fora das linhas normalmente escolhidas. Ao fim de 30 voltas, Senna liderava com cerca de meio minuto de vantagem e começavam a surgir na boxe da Lotus os primeiros sinais de preocupação em gerir a liderança e assim garantir a vitória. No entanto, segundo Hallam, “ele considerava que ajustar o ritmo colocava-o numa posição mais arriscada do que manter o andamento”.
Apesar disso, tal como Niki Lauda, piloto da McLaren, também Senna chegou a comunicar que a corrida devia ser interrompida devido às terríveis condições daquela tarde de Abril. Tal não aconteceu e o resto é história. Senna deu uma volta de avanço a todos os pilotos que terminaram a corrida no Estoril, excepto a um, Michele Alboreto, segundo classificado com o seu Ferrari.
“Foi uma corrida difícil, táctica, curva a curva, volta a volta, devido às condições muito instáveis. O principal foi manter a concentração e adaptar-me ao piso molhado, algo que não tivemos até à corrida. O carro estava constantemente a perder aderência. Todos pensam que não cometi erros mas eu nem tenho noção de quantas vezes estive perto de me despistar. Todos disseram que mostrei um grande domínio sobre o carro, mas foi apenas sorte”, disse Senna.
Ayrton Senna deixou-nos a 1 de Maio de 1994, após o acidente que sofreu no circuito de Imola durante o Grande Prémio de San Marino, com apenas 34 anos. Foi campeão do mundo de Formula 1 por três vezes, em 1988, 1990 e 1991, sempre com a McLaren. No entanto, nesta categoria máxima da competição, vestiu também o fato da Toleman e da Williams. Quase vinte e seis anos depois da sua morte, continua a mover consigo uma enorme legião de fãs, para os quais Senna é o melhor piloto de sempre da história da Formula 1.
Fotos: Formula 1/LAT Photographic/Sutton Motorsport