Mustang Cobra Jet 1400: O monstro silencioso!
Depois da (dupla) surpresa, há uns meses a esta parte, aquando da apresentação ao mundo de um conceito Mustang em versão 100% eléctrica e ainda por cima numa carroçaria SUV – BRRRRRRR…. que arrepio! – a Ford volta a surpreender, agora desvendando outro Mustang alternativo: o Mustang Cobra Jet 1400.
Verdadeiro Mustang de competição, surge aqui numa versão dragster – até aqui tudo normal – mas com a particularidade de apostar num motor apenas e só com baterias eléctricas! Et voilá!!!!
Produto da divisão Ford Performance, este sucessor do Cobra Jet original do final dos anos 60 do século passado, tem um motor projectado para desenvolver mais de 1.400 cavalos de potência e um binário instantâneo de praticamente 1500 Nm. Acelera dos 0 aos 400 metros em cerca de 8 segundos, atingindo mais de 270 km/h, e tem, assim, como que primeiro objectivo esmagar a denominada Quarter Mile!
Criado para demonstrar as capacidades de um propulsor eléctrico no mundo do drag racing, um dos mais exigentes ambientes de competição do mundo, e ao contrário das impressionantes bombas com rodas que, habitualmente, ilustram esta competição de enorme sucesso, este Mustang não é nem ensurdecedor e não se alimenta de uma única gota de combustível líquido.
Equipado com baterias eléctricas, o ainda protótipo Mustang Cobra Jet 1400 totalmente eléctrico “é um claro exemplo de como levar esta nova tecnologia ao limite absoluto”, refere Dave Pericak, Director Global da divisão Ford Icons.
A sua estreia mundial está agendada para o final do presente ano, num evento de drag racing onde fãs, meios de comunicação e concorrentes poderão conhecer esta nova viatura de competição e observar a sua performance no asfalto, mas os leitores da Garagem podem já ter um preview deste novo monstro silencioso do asfalto.
Acrescente-se que este é o terceiro conceito Mustang Cobra Jet desenvolvido pela Ford Performance (antes Ford Racing), depois das versões lançadas em 2008 e 2018, respectivamente para os 40º e 50º aniversários do modelo. Recordando o Cobra Jet de 1968, que tinha um enorme bloco de 7,0 litros, com 340 cv, claro está que as suas recriações contavam com motores de combustão tradicionais, no primeiro caso um V8 DOHC de 5,4 litros, e no segundo uma versão upgraded do actual V8 de 5,0 litros, fruto do aumento da cilindrada para 5,2 litros e adoptando-se um supercharger Whipple.
Já agora, do original Cobra Jet, que fez a sua estreia no mundo do drag racing na famosa recta de Pomona (California) a 2 de Fevereiro de 1968, na 8ª edição do Winternationals, da National Hot Rod Association (NHRA), foram produzidas 50 unidades, o mesmo acontecendo na segunda geração, com a particularidade de não terem matricula, não podendo, por isso, circular em estrada aberta. Da versão de 2018 fizeram-se 68 viaturas, número que recorda o ano do modelo original. Já deste novo Mustang Cobra Jet 100% eléctrico só há, para já, este protótipo em desenvolvimento, não tendo sido avançadas quaisquer outras informações!
Fotos: Ford