Renovado SEAT Ateca está mais estiloso e com novidades tecnológicas
O SUV intermédio da marca espanhola passou por uma renovação de meia vida. Para além da modernização estética, destaca-se pelo recheio tecnológico e revisão da gama de motores.
Depois dos teasers, eis o produto final: o renovado SEAT Ateca. O SUV intermédio da marca espanhola é um dos mais importantes da gama de modelos, mas já começava a acusar a idade. Desde o lançamento, em 2016, foi um sucesso imediato e já conta com mais de 300 mil unidades entregues, mas agora surge com argumentos reforçados para atacar um segmento concorrido e competitivo. À primeira vista, o exterior está bem mais moderno e em linha com os mais recentes modelos da marca; aliás, parece um “Baby Tarraco” com linhas bastante semelhantes ao receber uma nova assinatura de luzes e pára-choques redesenhados. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
Mas como o público pede mais do que um “menino bonito”, a SEAT também não esqueceu o capítulo tecnológico. Neste ponto, presente no interior, destaca-se o novo painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas que é acompanhado pelo ecrã central. Este segundo pode ter 8,25 ou 9,2 polegadas, consoante os opcionais ou nível de equipamento escolhido. De modo a acompanhar a sedução conseguida pela vista, o Ateca também recebe novos materiais para cativar pelo toque. Ou seja, podes esperar acabamentos mais requintados face ao pré-restyling, algo que vamos, certamente, testar aqui na Garagem.
Já o sistema de infotainment, o mais recente da marca espanhola, apresenta novas funcionalidades aos utilizadores. Assim, podes esperar a cada vez mais comum conectividade através de Apple CarPlay e Android Auto, bem como reconhecimento de voz. Quanto à segurança, assistimos a um reforço com os Predictive Adaptive Cruise Control e travagem automática de emergência.
1.6 TDI no SEAT Ateca? Agora já não
No que toca a motores, a principal novidade é o desaparecimento do 1.6 TDI da gama, algo que deixa o 2.0 TDI a solo nas alternativas Diesel. Este pode ter 115 ou 150 cavalos, o primeiro com caixa manual de seis velocidades, enquanto o mais potente com manual ou DSG (tracção integral 4Drive em opção).
Se queres algo a gasolina, o 1.0 TSI de três cilindros de 110 cavalos abre o livro de opções. No nível intermédio surge o 1.5 TSI de 150 cavalos e, por fim, o 2.0 TSI de 190 cavalos. Por agora ainda não há informações relacionadas com preços ou data de chegada.
Fotos: SEAT