Mazda CX-5. Não parece, mas está melhor
O SUV mais vendido da marca japonesa, o Mazda CX-5 está renovado e, apesar de no exterior as diferenças serem praticamente inexistentes, no interior e na mecânica o caso é diferente.
Foi apresentado ao mercado nacional o Mazda CX-5 para o ano de 2020. Antes de te contarmos o que está diferente, deixa-nos dar-te alguns números. Desde o seu lançamento, em 2012, já foram vendidos mais de 2,87 milhões de unidades, um número que se traduz em 30% das vendas globais da Mazda. É uma tendência que há muito já foi percebida e que as marcas têm vindo a explorar. Os SUV são o segmento que mais cresce, mesmo em tempos de pandemia. Afinal de contas, as pessoas procuram cada vez mais os carros grandes, altos e… pesados, ainda que se calhar não precisem deles. Com isto, naturalmente, as emissões poluentes são quem sofre, apesar dos esforços em criar, cada vez mais, motores eficientes e, no caso da Mazda, continuar a apostar no Diesel. Precisamos de lhes tirar o chapéu, ainda assim, porque foram os primeiros a apresentar uma alternativa movida a gasolina com níveis de eficiência muito próximos do gasóleo, com o seu inovador motor Skyactiv-X.
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O que está diferente?
No entanto, quiseram ir mais longe e com o novo Mazda CX-5 chega, também, a tecnologia de desactivação de cilindros para o motor a gasolina de 2 litros com 165 cavalos (anteriormente estava disponível para o topo de gama de 2.5 litros). Quando a solicitação do acelerador não o exige, o motor desliga dois cilindros. Quando precisamos de mais força e pisamos mais o acelerador, eles voltam a ligar. É tão simples quanto isso e permite baixar os consumos e as emissões. Isto para já, porque o objectivo da marca é conseguir, nos próximos dez anos, diminuir as suas emissões globais em 50% face aos números actuais. É um objectivo ambicioso, mas se há marca que já provou conseguir é a Mazda.
Ao nível do motor, esta é a grande novidade. Mas a mudança da mecânica não se fica por aqui. Houve melhorias ao nível da carroçaria, suspensões, direcção e travões, de forma a melhorar ainda mais a estabilidade de condução e a dinâmica. A direcção conta, agora, com um amortecedor dinâmico para filtrar melhor as irregularidades do piso e o habitáculo também teve melhorias acústicas. Isto significa menos ruído e trepidação e um maior conforto.
Tecnologia
Quanto à tecnologia, há algumas alterações, mais concretamente o novo ecrã de 8 polegadas e a iluminação LED em todos as versões, o sistema de travagem automática de emergência que conta, agora, com detecção nocturna de peões, as patilhas no volante para as caixas automáticas e o controlo de tracção off road para as versões de tracção integral. À primeira vista pode não parecer muito, mas torna aquele que é um dos melhores SUV do mercado num ainda melhor. Mantém-se a qualidade dos materiais e construção e a dinâmica apurada, ou não fossem essas as características da marca.
O preço continua a fazer do Mazda CX-5 uma excelente proposta relação preço/qualidade. Para as versões a gasolina os preços começam nos 32.900€ e vão até aos 49.251€ e nas versões diesel começam nos 41.521€ e terminam nos 62.176€. O equipamento é muito e muito completo, sendo que está, agora, disponível a nova cor Polymetal Grey com pigmento de alumínio. Assim que conseguirmos testá-lo vamos dar-te uma análise mais detalhada e concreta deste SUV.
Fotos: Garagem