CameraCars: Captar aquela imagem… a 300 km/h!
Aqui na ‘Garagem’, como em outras plataformas semelhantes dedicadas ao automóvel, os recursos de recolha de imagens, sejam elas estáticas e/ou em vídeo, resumem-se a umas quantas câmaras fotográficas e lentes de variado calibre, uma ou outra GoPro e até a ajudinha nos céus de um drone . Quando possível, também temos uma câmara de filmar mais pipi para a captação de imagens com um cunho já mais dinâmico.
É com estes já bonzinhos recursos que têm sido fotografados e filmados os ensaios às múltiplas viaturas que temos trazido aos nossos leitores, mas não nos importávamos nada de subir um patamar ou dois, logo que consigamos conjugar os nossos desejos de crescimento e abrangência! E, se é para sonhar, que seja em grande, sendo que o infinito – e, também, o mais além – está expresso no imobilizado da Pursuit Systems, entidade que recorre às mais avançadas tecnologias, não só da indústria da imagem e do som, como ao nível das próprias viaturas que utiliza, para a captação de um conjunto de frames tão ambiciosos como extraordinários, de outro modo difíceis de alcançar!
Nascida para dar resposta às necessidades das indústrias do cinema e televisão, da publicidade e mesmo de um leque de outros clientes com alguns milhares de dólares disponíveis para o efeito, a empresa muniu-se de um set de maquinaria pesada com variadas centenas de cavalos de potência que, uma vez transformado/adaptado a preceito, consegue acompanhar, em tempo real, as viaturas – muitas vezes superdesportivos – que se pretendem filmar, captando ao pormenor as suas maiores valências, nomeadamente dinâmicas.
Perseguições a alta velocidade dos filmes da temática – a maioria dos da saga “Transformers” e os mais recentes “Missão Impossível ”, bem como o original “Velocidade Furiosa”, os “GI Joe”, “Venom”, “Ghostbusters” ou “Homem de Ferro II” – foram feitas com recurso a profissionais que habilmente conduzem um imponente set de veículos – os BMW X5 M, Porsche Cayenne Turbo, Mercedes ML 63 AMG, Ford F150 Raptor e Ford Edge ST (uma das mais recentes aquisições), entre outras soluções mais simples (karts, buggies e ATV) – que foram alvo das devidas adaptações, parecendo agora invasores extraterrestres de braços extensíveis. Nos seus extremos surgem as mais avançadas técnicas de captação de imagem, por demais flexíveis e que permitem alcançar-se aquela pequenina (mas gigantesca) diferença que marca o realismo de um filme onde, por exemplo, o automóvel é protagonista da trama. Ah sim e todos em pintura escura mate, para disfarçar os indesejáveis reflexos.
A acelerar num qualquer circuito do planeta ou aos saltos em terrenos mais pedregosos e dunas de desertos, com viaturas de TT, ou ainda em espaços mais confinados, há múltiplas soluções, expressas nas imagens deste texto, tecnológicas e humanas, pois a empresa integra um seleccionado leque de PROs, entre ex-pilotos de competição, preparadores de viaturas e outros especialistas da temática, como Mike Majesky, ex-duplo de cinema e conceituado piloto de Bajas norte-americanas, ele que tem 35 anos de experiência no sector.
Outros exemplares existem, como os cameracars que às vezes se vêem nas apresentações internacionais de novos modelos, parte do parque circulante das marcas, em produtos comuns transformados para a recolha de imagens que, depois, fazem parte dos kits de informação que são entregues à imprensa. Exemplos são o Nissan GT-R, criado em específico para filmar (e conseguir acompanhar) o novo GT-R Nismo de 2020, ou as denominadas “car tracking units” da Ford, de modelos mais comuns até à desportiva gama ST (Fiesta e Focus). Já a Volvo comissionou um SUV XC60, versão pickup de chassis longo e 6 rodas, à também sueca Caresto, que o dotou dos necessários recursos para que o camera possa recolher as melhores imagens dos seus produtos.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
“HuraCam”, a cereja no topo do bolo!
Uma última curiosidade: o título de “CameraCar Mais Rápido do Planeta” vai para um Lamborghini Huracán. Transformação da Incline Dynamic e naturalmente apelidado de “HuraCam”, já foi eleita pela Ferrari para a captação de imagens dinâmicas de alguns dos seus lançamentos, fruto das suas capacidades de 290 km/h e um arranque dos 0 aos 100 em 2,8 segundos… Fala-se que esta ferramenta estará avaliada em cerca de 500.000 dólares (câmaras não incluídas)!
Um passo de cada vez até ao infinito… e mais além!
Adequa-se, assim, na perfeição a popular saída “até ao infinito e mais além” de Buzz Lightyear, personagem do blockbuster infantil “Toy Story”, criação dos agora estúdios da Disney/Pixar, pois se na ainda jovem ‘Garagem’ a recolha de imagens de vídeo ainda está longe de poder ser feita deste modo, lá chegaremos um dia.
Há que ter esperança e, afinal, dedicação é o que não falta neste grupo de petrolheads que, de momento, já soma 7 elementos, entre 4 escribas e 2 profissionais da imagem, um de conteúdos mais estáticos e/ou em modo drone e outro com material já de alguma dimensão, num versátil grupo que é gerido por uma estratega, conselheira e grande motivadora do projecto!
Bem mais acessível – pedem cerca de 22.400 € – é uma versão 2013 do Ford Mustang GT transformado em cameracar que está à venda no eBay, uma das unidades que foram usadas na recolha de imagens para o filme “Need for Speed”, de 2014. Tem um bloco V8 5.0 Coyote e caixa manual de 6 velocidades, estando vitaminado para 625 cv fruto da preparação da Saleen. Assim sendo, vamos pensar nisso, só que… ainda não!
Fotos: Oficiais – Pursuit Systems/ Ford / Nissan / Caresto(Volvo) / eBay / Incline Dynamic