Citroën 2CV: O último saiu de Mangualde faz hoje 30 anos
Para os fãs da temática automóvel, o dia de hoje – 27 de Julho de 2020 – não é um dia qualquer. Nada disso, é um dia de voltar a recordar (e comemorar) um automóvel que se tornou um mito, um dos que por mais anos, décadas, séculos que passem, nunca será esquecido. Falo do Citroën 2CV, um automóvel que apostou na diferença e cuja última unidade quis a História que fosse produzida em Portugal, a 27 de Julho de 1990.
Essas comemorações, que se juntam a todas as que, por todo o planeta e ao longo da sua longa história já colocaram o “Dois Cavalos”, ou “Deux Chevaux”, num já indestrutível pedestal, acontecem a partir das 18h00 desta 2ª Feira nos Paços do Concelho de Mangualde, palco de uma cerimónia evocativa organizada pelo Clube Citroën Clássico de Portugal.
Meia hora depois, já na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, será inaugurada a exposição “O Último 2CV – 30 Anos”, ali se contando a história do que aconteceu há 30 anos na então apenas fábrica da Citroën, conjunto de eventos que contam com o apoio do Clube 2CV local, do respectivo município e da fábrica de Mangualde, entre outras entidades.
Hoje parte do pólo ibérico de fábricas do Groupe PSA, o agora denominado Centro de Produção de Mangualde fabricou, entre 1964 e 1990, milhares de exemplares, incluindo o último lote a nível planetário, maioritariamente vermelhos. Só a derradeira unidade (nº de chassis TW6 AZKA0008KA481312) teve contornos diferentes, nomeadamente na cor – dois tons de cinza Cormoran/Nocturne – de uma versão Charleston com matrícula “Dernière 2CV”. Saiu da linha de montagem às 16h00 deste mesmo dia, mas do ano de 1990, uma 6ª Feira no calendário da altura, marco histórico que pode ser visto no respectivo vídeo da sua produção.
Símbolo por excelência da produção automóvel francesa da altura, numa proposta de enorme simplicidade e baixo custo, símbolo de juventude e liberdade, o Citroën 2CV nasceu em 1948 de um atribulado projecto interno denominado TPV (acrónimo de “Toute Petite Voiture”, ou “Viatura Muito Pequena”). Começado a desenvolver por alturas da 2ª Guerra Mundial, obrigando até a esconder os protótipos iniciais do invasor alemão, o TPV vingou e veria a luz do dia a 7 de Outubro de 1948, no Salão Automóvel de Paris, já como 2CV.
Finda a sua produção internacional em 1988, coube a Portugal dar continuidade a esse processo a partir desse ano, até que a produção terminasse no exemplar nº 5.114.961, total que inclui 81.882 unidades com o selo “Made in Portugal”, incluindo, naturalmente, o último!
Notas adicionais sobre “O Último 2CV – 30 Anos”
A exposição “O Último 2CV – 30 Anos” estará patente ao público até 9 de Agosto, de 2ª a 6ª Feira (das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30), período a que se soma o dia 1 de Agosto (um Sábado). Note-se a necessidade de se cumprir com algumas restrições, decorrentes das regras sanitárias em vigor. Para informações adicionais deste evento memorável, por favor consulte-se a página de Facebook do Clube Citroën Clássico de Portugal.
Fotos: Oficiais / Citroën / Clube Citroën Clássico de Portugal