Red Bull dá-te asas… em 3 rodas!
Vêmo-los, ou melhor, víamo-los, antes das condicionantes decorrentes do confinamento, por todo o lado nas grandes cidades, nomeadamente em zonas mais turísticas, transportando grupos de visitantes ou simples passeantes até àquele spot para a foto da ordem para upload nas redes sociais. Das irritantes versões a combustão, que quase pareciam enxames de abelhas, passou-se para uma vertente ambiental, mais silenciosa, fruto das mais apertadas regras que lhes foram impostas, para minimizar os níveis de poluição, de CO2 e sonora.
Falamos, claro, dos Tuk Tuk, pequeno veículo de 3 (também já os há de 4) rodas que é, há dezenas de anos, imensamente mais popular na região asiática, nomeadamente como meio de transporte barato q.b., face aos incomportáveis, para a maioria, automóveis! Mas não só, pois até onde há… uma espécie de Campeonato do Mundo… ou quase!
Chama-se “Red Bull Tuk It” e a edição de 2020 ainda conseguiu ter lugar em Fevereiro, no Sri Lanka, antes do mundo entrar em colapso pandémico! Nele reuniram-se 237 equipas, que se defrontaram num percurso com cerca de 150 km, por caminhos que não lembra ao Diabo!
Mais do que os resultados desta que foi a 4ª edição da já muito popular prova, são as incríveis imagens recolhidas pelos teams de profissionais destacados para o local pela marca de bebidas energéticas que a patrocina. E energia foi o que mais precisaram os participantes – 3 por tuk tuk – para enfrentar um difícil percurso com incontáveis buracos, enormes lamaçais, subidas (e descidas) de inclinação considerável, entre outros mimos!
Para os registos ficou a vitória – e conquista do consequente título de 2020 – do tuk tuk do Team 93-4, após uma prova cujo fantástico resumo pode ver aqui.
Fotos: Red Bull