16 carros únicos que marcaram os 70 anos da história da SEAT
Ao longo dos seus 70 anos de vida, foram várias as criações únicas da marca espanhola, umas pensadas para uma finalidade específica, outras, por exemplo, comemorativas. Em 1992 a SEAT criou o seu primeiro modelo 100% eléctrico, um Toledo – o primeiro modelo produzido com componentes da Volkswagen – que foi o responsável por levar a tocha olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos desse ano, na cidade berço da SEAT, Barcelona. As suas baterias pesavam 500 quilos e permitiam-lhe ter uma autonomia em cidade de cerca de 55 quilómetros. Os 22 atletas espanhóis medalhados receberam igualmente um Toledo Podium, uma versão exclusiva, com pintura a dois tons, acabamento luxuoso e com fax e telefone fixo.
Os especiais
36 anos antes, com base no primeiro modelo da marca, foi desenvolvido o 1400 Visitas, sem portas e sem tecto, pensado para o transporte de ilustres visitantes na fábrica da SEAT e foi restaurado em 2005 recorrendo às duas únicas unidades produzidas, um trabalho realizado por antigos funcionários da marca já reformados. Em 1964, foi a vez do ícone 600 servir de base à criação do SEAT Savio, com a empresa italiana Carrozzeria Savio a implementar o design de Pietro Frua, um pequeno monovolume com três filas de bancos numa distância entre eixos de apenas 2 metros para que este se pudesse igualmente manobrar facilmente ao lado das linhas de montagem. O tecto em vidro podia ser retirado.
Aquando da visita de João Paulo II, a SEAT recebeu um novo pedido especial, um veículo mais simples do que o vistoso Papa-móvel e que seria necessário para a visita do pontífice a Espanha em 1982 uma vez que o seu carro oficial não cabia na entrada dos estádios do Real Madrid e do Barcelona. Trabalhando em regime de contra-relógio, 24 horas por dia, os funcionários da SEAT da unidade da Zona Franca criaram o Panda “Papamóvel”, totalmente branco, sem tecto e vidros e com uma estrutura tubular acolchoada. Não sendo blindado, só foi utilizado dentro dos estádios.
Ainda na década de 1980, por encomenda de um chefe de estado, a SEAT transformou um Ibiza para ser oferecido ao Rei de Espanha, Felipe VI, quando este atingiu a maioridade. Este Ibiza Rey estreou a especificação do Ibiza SXI que só sairia dois anos mais tarde através de um motor de injecção de 100 cavalos, sistema de travagem com discos ventilados, além de um volante especial, bancos Recaro e ar condicionado. É o mais exclusivo dos Ibiza de primeira geração e distingue-se pela sua cor dourada e guarda-lamas traseiros alargados.
Mais tarde surgiria o Leon Pies Descalzos, uma criação artística que homenageia a fundação para crianças deslocadas na América do Sul criada pela cantora colombiana Shakira. Está autografado e decorado ao gosto da artista sul americana, em lilás, quer por dentro, quer por fora. Uma das unidades permanece na colecção SEAT Históricos e a outra foi sorteada entre os doadores da fundação. O vencedor foi um jovem estudante que doou 1 euro via SMS.
Os históricos
Após 16 anos de produção contínua de automóveis, a SEAT atingiu o marco histórico de 1 milhão de unidades, um 124 que foi conduzido pelo então Ministro da Indústria. Este exemplar foi sorteado entre os trabalhadores mas o vencedor não tinha carta de condução e preferiu devolver o carro à SEAT em troca do valor equivalente pois tinha acabado de casar.
No ano de 1982 foi introduzido o SEAT Ronda – o primeiro modelo da marca a utilizar o nome de uma localidade espanhola – baseado no Ritmo, desenvolvido em conjunto com a Rayton Fissore. Este modelo ficou, no entanto, marcado por um processo de plágio, logo quando a marca se preparava para dar início ao seu plano de exportações. Para convencer o tribunal, a SEAT pintou um Ronda integralmente de preto e de seguida pintou de amarelo todos os elementos que o distinguiam do modelo que lhe serviu de base. Nasceu assim o Ronda “Tribunal de Paris” e o obstáculo foi ultrapassado.
Já bem dentro do século XXI, o Leon SC 280 destacou-se por ser o primeiro desportivo de tracção dianteira a cumprir o traçado de Nordschleife no Nürburgring em menos de 8 minutos, 7:58,44 para ser mais preciso. Ao volante da unidade camuflada, equipada com o Performance Pack, ainda em processo de afinações, estava Jordi Gené.
Os criativos
Quando os temas são competição e criatividade, algo que está nos genes da marca espanhola, a referência é o Ibiza Bimotor de ralis. Em 1986, o piloto Josep Maria Servià surpreendeu tudo e todos com o Ibiza 4×4. De forma a conseguir a potência e tracção essenciais, a solução encontrada para o Ibiza foi um motor em cada eixo, cada um com a sua própria caixa de velocidades. Ficou conhecido como 1.5×1.5, pela sua cilindrada, e tinha uma potência entre os 250 e os 300 cavalos, tendo conseguido, por mais que uma vez, alcançar o segundo lugar em provas.
E por falar em tracção, neste aspecto, o mais radical é o Ateca Mattracks, construído para um evento de apresentação à imprensa em 2017, o Ateca Snow Experience. Para isso a SEAT substituiu as rodas de um Ateca 2.0 TDI 190 4Drive por um conjunto de faixas da Mattracks, ficando assim orientado para a condução sobre neve.
Os modelos “a céu aberto” foram sempre alvo de muitas atenções e do SEAT Ibiza resultaram várias propostas, ainda que nenhuma tenha passado à produção em série. O Cabrio é baseado na primeira geração do Ibiza e as suas linhas são uma criação do estúdio Italdesign de Giorgetto Giugiaro, responsável pelo design das duas primeiras gerações do modelo espanhol. Nem mesmo em 2014, com a chegada do Ibiza Cupster – com viseira em vez de pára-brisas – foi dada à SEAT a possibilidade de produzir um veículo descapotável depois do 850 Spyder de 1969.
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Já o Marbella Pick Up esteve bem perto de passar à produção. Era uma versão mais simples do icónico Marbella Playa e o elemento que mais impressionava era a caixa de carga separada do habitáculo por uma grelha protectora. Umas das criações mais recentes e inovadoras da SEAT é o Leon Trencadís, nome do mosaico decorativo de Gaudi que reutiliza azulejos partidos, cuja camuflagem, aplicada na fase de desenvolvimento da quarta geração do seu familiar, nele se inspira. Um verdadeiro SEAT “Created in Barcelona”.
Fotos: SEAT