Maserati MC20: finalmente, Maserati, um carro ao teu nível
Depois de vários anos a falar-se de um novo modelo de topo e muita especulação, a Maserati revela o MC20, o novo coupé superdesportivo sucessor do MC12, que marca uma nova era para a casa de Modena. À primeira vista, é um carro absolutamente lindo. À segunda vista, também. Bem-vinda de novo, Maserati!
Nettuno
Comecemos pelo mais óbvio: o motor. Batizado de Nettuno (Neptuno), o deus romano cujo tridente é o símbolo da Maserati, este pequeno coração – sim, porque podem esquecer os V12 – bate forte, até às 7500 rotações, quando alcança a sua potência máxima de 630 cavalos. Não é potencia para andar a bater-se com os melhores do mundo, mas não só de motor se faz um carro, como bem sabemos. Este pequeno V6 a 90º, twinturbo, tem, apenas, 3 litros de cilindrada, o que o torna um dos carros mais potentes do mundo relativamente à capacidade do motor (210 cavalos por litro!).
O mais fantástico deste motor? É o primeiro fabricado pela própria marca em mais de vinte anos. Tem um binário de 750 Nm e impulsiona o MC20 dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos! Continua a puxá-lo até aos 325 km/h de velocidade máxima. Impressionante!
É expectável que venha a existir uma versão totalmente eléctrica daqui a uns dois ou três anos.
Leggero
A performance impressionante deve-se ao peso do carro. 1500 kg, o que o torna o melhor do segmento, relativamente ao peso/potência. 2.33 kg/cv. Novamente, impressionante!
Para isto foi usada muita fibra de carbono e materiais de alta qualidade. Segundo a Maserati, não olharam a despesas, nem em relação ao conforto. Que se lixe a coluna, isto é para fazer voltas rápidas!
As portas, de abertura em borboleta, foram desenhadas não só para serem bonitas mas para uma boa funcionalidade. Melhoram a ergonomia do carro e optimizam o acesso e saída dos ocupantes.
A aerodinâmica é fruto de mais de mil horas de desenvolvimento em túnel de vento e simulações virtuais, que criaram não só um carro muito aerodinâmico, com um CX de 0,38, como um carro com linhas espectaculares e capacidade de criar imensa downforce sem apêndices aerodinâmicos, à excepção de um pequeno spoiler traseiro.
Segue-nos no Instagram
Já aceitam encomendas e a produção irá começar ainda este ano. O preço? Oh, filho, se tens de perguntar é porque não podes pagar. Bem-vinda da novo, Maserati!