Hyundai i30 1.0 T-GDi: um carro completo com um preço excelente
O título não é grande coisa, concordo. Mas o que importa é passar a mensagem e, no caso do Hyundai i30 1.0 T-GDi, está lá tudo. É um carro muito, mas muito completo com um preço altamente competitivo.
O que é um bom carro?
Começo com esta questão meio existencial, meio parva. Para quem gosta de carros, a resposta é complexa. É uma mistura de demasiadas coisas em quantidades demasiado diferentes. Há quem goste de potência, há quem goste de tecnologia. Há quem goste de prazer de condução, outros gostam do design. Agradar a um aficionado é sempre complicado. Seja em que área for. Agora, para quem não é “maluquinho” por carros ou que, até, não liga nada a isso, a resposta é fácil. Tem de o achar visualmente apelativo, tem de ter ar-condicionado, espaço q.b. e não pode consumir muito. Ah, e depois há a questão do preço. Se não te interessas por carros, é normal que não vejas o porquê de pagar muito por um. Ou pelo menos de pagar sem haver uma boa relação qualidade/preço. Eu adoro uma boa relação qualidade/preço e adoro carros, atenção.
Uma solução
A Hyundai conseguiu resolver esta aparentemente difícil equação de uma forma muito elegante. A solução é o i30 1.0 T-GDi. Um hatchback giro, com umas linhas equilibradas entre o dinâmico e o elementar, um motor de três cilindros com um litro, turbo, de 120 cavalos e um preço inferior a 18 mil euros, muito aliciante para o espaço, equipamento e qualidade que tem. Sim, porque, apesar do preço, este i30 tem muita qualidade.
Os materiais não são nada de especial, mas está tudo muito bem montado e o conforto é notável. Encaixamos muito bem no banco e a posição de condução é óptima. Não andamos à luta para chegar aos botões e o carro conduz-se com muita facilidade. Tem uma conjunto embraiagem/caixa manual de 6 velocidades super suave.
O equipamento é o exigido para qualquer carro, embora haja muitos, com preços muito superiores que não tenham, vá, metade. Luzes de circulação em LED, espelhos retrovisores aquecidos com recolhimento eléctrico, apoio lombar dos bancos regulável electricamente, ar-condicionado, entrada USB e AUX, integração com Android Auto e Apple Car Play, ecran de infoentretenimento de 8 polegadas, câmara de estacionamento traseira e sensores, sistema de manutenção na faixa de rodagem e está bom, já dá para terem uma ideia. E já falei do preço? Vou relembrar: 18 mil euros.
Segue-nos no Instagram
Sabem que mais? Vou parar a crónica por aqui. Adoro o i30. É um carro muito bom, conduz-se super bem e tem um preço imbatível. Se é o melhor do segmento? Não. Mas em termos de qualidade/preço ganha a todos. Todos!